terça-feira, 15 de junho de 2010

administrando o stress I

Nunca se falou tanto em stress ou situações estresssantes. Qualquer coisa que foge ao controle é razão para “stress”.

Pode ser cansaço físico, emocional ou mental, aborrecimentos, tarefas chatas, filhos brincando, marido sentando na cama arrumada, enfim, tudo é stress.

Stress é coisa séria, não se discute. E a qualquer hora, podemos estar frente a frente com ele. Mas sem exageros, por favor.

Precisamos aprender a lidar com as situações geradoras de tensão, as experiências desafiadoras, e principalmente, a lidar com contrariedades e manter o equilíbrio, mesmo em momentos aparentemente caóticos.

Quem tem alto nível de exigência consigo mesmo e com os outros, vai gerar mais insatisfação e consequentemente, mais stress.

Pessoas com comportamento agitado, que não param de falar ou gesticular, nem mesmo ao falando ao telefone, andando de lá para cá, acabam se estressando e às pessoas que estão à sua volta

Como estratégia, entre uma e outra atividade, vale a pena desligar, mudar o foco de atenção e reduzir o ritmo. Respire e relaxe. Ouvir o que o outro tem a dizer com atenção e respeito, também pode ser uma boa medida..

Ao invés de se tornar uma pessoa de humor instável e desagradável, vale a pena tentar buscar soluções viáveis, práticas, lógicas e depois, desligar.

Organização e disciplina minimizam situações desafiadoras e estressantes

Os problemas financeiros e nos relacionamentos são sem dúvida os maiores geradores de tensão e stress. Precisam ser muito bem administrados.

Fazer dívidas também pode se tornar problema – compre apenas o que precisa e pode pagar. Deixe seu cartão de crédito e o talão de cheques em casa. Se precisar mesmo, você volta e compra, mas não vá cair na tentação de comprar tudo que vê e depois se arrepender. Quem de nós não entrou em stress após ter comprado o que não precisava e se viu com mais dívidas.

Nenhum comentário: