segunda-feira, 14 de junho de 2010

transformando sonhos em objetivos

Você conhece seus sonhos? Ou não sonha mais?

É importante saber a relação entre os sonhos, os objetivos e a realidade. Os seus sonhos podem tornar-se realidade? Talvez seja preciso promover algumas mudanças na maneira de pensar e sonhar.

Distinguir com clareza os recursos disponíveis para transformar um sonho em um objetivo a alcançar. Aprender a formular seus objetivos de forma coerente e consciente. Sem ilusões, dentro da sua realidade. Conhecer as limitações e os recursos que permitam dar os passos adiante.

Ter conhecimento de critérios e valores. Saber se o sonho, tornando-se realidade, vai ser um elemento a favor da sua felicidade. Muitas vezes os sonhos que sonhamos durante meses ou mesmo anos, ao serem realizados, trazem infelicidade ao invés da felicidade tão perseguida e desejada.

Ao falar sobre a importância de traçar os objetivos com bastante clareza, quero deixar a idéia de aprender a querer com bom senso. Avaliar os recursos que estão ao seu dispor, antes de sair gastando energia para realizar o sonho, é usar o bom senso a seu favor.

Pode acontecer de precisar recursos que não estão disponíveis. Ótimo! Chegar a essa conclusão, permite seguir na direção correta. Você pode ir em busca desses recursos onde eles estão. Talvez seja preciso pesquisar, estudar, aprimorar-se...Mas este é um passo importante desde que queira realmente chegar a algum lugar, o lugar do sonho. Talvez seja necessário subir até o ponto mais alto da montanha, ou mesmo atravessar um lago de águas profundas, nadar até o outro lado, onde estão os instrumento necessários para cavar e encontrar o tesouro que busca, o sonho desejado.

Você acredita que pode chegar lá? Não? Acredita não ser capaz de subir a montanha ou atravessar a água? Onde está essa crença em você? No coração ou na mente?

O sistema de crenças pode estar impedindo você de caminhar em frente, seguir o mapa do tesouro, talvez seja necessário avaliar o seu sistema de crenças e valores.

Temos em nós um tipo especial de energia muito importante. Ela precisa ser ampliada, mas está esperando em algum lugar para se tornar acessível. É a energia motivadora, mobilizadora que gera força, saber querer e desenvolver criatividade

Como se sente enquanto deseja algo? Querer deixa você cansado, esgotado, desenergisado? Talvez esteja gastando energia demais. Consumindo uma grande quantidade de combustível sem direcionar esse gasto para o objetivo que quer alcançar.

O sonho deve atender às necessidades pessoais de projeção e realização.

nível de satisfação desejado deve estar em relação direta com o gasto de energia. Se está havendo maior consumo de energia do que de ganho, isso significa que não está sendo bem administrado. Talvez os riscos de insucesso não estejam sendo bem avaliados.

Objetivos mal traçados, costumam desperdiçar tempo e energia. Recursos que podem ser melhor aproveitados se houver cuidado com essas questões. Pode se perguntar: Esse sonho é algo que projeta minha imagem da maneira que desejo? Não estará afetando a saúde física, emocional, mental? Pode ser que quando alcançado torne-se algo indesejado.

Avalie com o máximo de clareza se sua personalidade está coerente com a imagem que terá, caso realize o sonho ou alcance o objetivo.

Analisar desse modo permite descobrir os pensamentos, comportamentos, atitudes enfim, o padrão que está por trás do desejo. Do mesmo modo, pode perceber se esse padrão está gerando stress em nível indesejado. Ou ativando mecanismos de desequilíbrio físico ou psíquico.

A energia geradora de stress pode ser transformada em algo positivo. Aumentar a vontade de querer. Produzir através da energia de stress, maior poder criativo

Paralelamente, é fundamental desenvolver hábitos alimentares adequados, reservar tempo para atividades de lazer, e, principalmente, criar relações saudáveis. Praticar exercícios, relaxamento, trabalhar com cores, desenvolver educação musical, ou seja, dar-se a oportunidade de aprender a ouvir música que gera harmonia no ambiente e equilíbrio interno. Essas são estratégias indispensáveis para administrar a ansiedade que pode ser gerada quando se deseja algo com intensidade.

Nenhum comentário: