domingo, 25 de julho de 2010

aprendendo mais sobre autoestima

A Autoestima é fundamental para viver bem e sentir-se feliz.
Autoestima tem relação direta com com o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Autoestima elevada é fator gerador de relações agradáveis e saudáveis.
Está também diretamente relacionada com a questão de crenças e valores. Com o conhecimento claro de quem você é. Ou melhor, pensa que é.
As suas qualidades, os seus valores, as capacidades que lhe permitem fazer o que deseja com competência e habilidades. Disto resulta o sucesso ou o fracasso.
O indivíduo é responsável por suas escolhas. E pela imagem de si mesmo, aquela que projeta no mundo. Essa é a questão básica da autoestima. Estimar a si mesmo! Afinal essa é outra forma de falar autoestima. Mas você se estima? Você se ama? Como você sabe que está se amando? Dedique um pouco de atenção a esse fator, agora.
“Ame seu próximo, como a si mesmo”. São palavras que o Mestre nos deixou. Estas palavras não estarão nos lembrando que precisamos nos amar? Então! Comece a se amar, agora, neste instante!
Olhe-se no espelho. Veja-se lá. Observe a imagem que está diante de você. Gosta do que vê? É assim que gostaria de se ver? Preste atenção ao olhar, à postura, ao seu jeito de vestir-se....
Se está conseguindo ver a própria imagem, sem tentar colocar remendos nem fazer qualquer coisa para justificar-se, caso alguma coisa não agrade., parabéns. Só assim, olhando com espírito crítico, mas sem pretender fazer papel de juiz, você vai perceber-se e reconhecer o que quer mudar na sua imagem. Nesse primeiro momento, a autoestima pode ser negativa. Mas esse é o primeiro passo. Logo, vai saber onde estão os pontos fracos e o que pode ser feito para melhorar ou reformular.
Recursos para modificar a imagem? Não sabe onde encontrá-los? Não se preocupe! Estão dentro de si mesmo. Acredite nisso. Isto é fundamental para trabalhar sua imagem e autoestima. Se você acredita realmente que não tem os meios que precisa para se gostar, pode ser que o seu sistema de crenças esteja limitando você. Acredite nisso.
Experimente fazer uma lista de aspectos que gosta em você. Com honestidade. Depois que dedicar algum tempo a esse trabalho (sem pressa), Faca um inventário de aspectos que gostaria de modificar.
Veja bem: Não estou falando de fazer uma plástica nos olhos, pescoço ou qualquer parte do seu corpo. Não é isso. Essa não é a solução para melhorar a auto-estima. Claro que pode ajudar a resolver alguns problemas. E se é esse o caso, por que não fazer? É também um recurso que pode estar à disposição. Mas aqui falo de algo maior que transcende as questões apenas superficiais. Falo de suas qualidades e competências. Quero que descubra o seu valore pessoal, as características suas, que podem ser exploradas e colocadas a seu favor. Porque, é claro que tem inúmeras qualidades, atributos, que podem fazer você uma pessoa muito bonita e interessante. Mas é necessário que coloque esse seu lado para fora. Mostre quem é!
Ao tomar consciência dos pontos fortes - o que valoriza a imagem e, os fracos - o que depõe contra você, está prestando um serviço inigualável a você mesmo. Mas que essa avaliação seja justa, sem rigor ou exagero de crítica. Afinal você está se olhando no espelho, não está fazendo parte de um julgamento. Seja justo e benevolente com você. Ainda que o espelho mostre a imagem de alguém que não vem dedicando qualquer atenção a si mesmo. Hoje é o tempo de recomeçar a construir uma imagem positiva. A sua imagem! Essa nova imagem vai modificar a auto-estima. Vai aprender a se amar.

Nenhum comentário: