sexta-feira, 16 de julho de 2010

buscando a Fonte do Saber

Você está lendo este texto, no mínimo por curiosidade. Mas em algum lugar sempre há a expectativa de aprender algo mais, como quando compramos um livro. Muitas vezes, não somos nós que escolhemos determinados livros, parece que são eles que nos escolhem. Em muitas ocasiões isto ocorreu comigo e algumas pessoas dizem que sentem exatamente o mesmo, Como se aquele livro tivesse algo a nos dizer.

‘Quem lê, sabe mais”, não é assim que dizem? Anos e anos de leitura. Inúmeros autores, os mais variados assuntos e temas. Francamente devo dizer-lhe que após anos nesta busca, minha sensação é de que precisaria de muito mais tempo e mais vidas para saciar a necessidade da minha Alma. É a fome e sede de Saber, mas com o tempo, fui entendendo que a Fonte de todo o Saber está fora dos livros.

Não, não estou negando a importância da leitura, pelo contrário. Ela tem um lugar muito especial na minha vida. Ler é o meu lazer, a minha diversão. Leio muito, leio tudo o que vem às minhas mãos. Adquirir livros me dá mais prazer que comprar qualquer outra coisa. Mas ainda assim, aprendi que há fontes mais fidedignas de Saber. Como uma pessoa mais experiente e altamente conhecedora e evoluida, quem sabe? Se encontrar um Mestre para lhe passar informações e conhecimentos, ótimo. Mas por favor, cuidado!
Conheci pessoas que se investiram do título de mestres, criaram uma postura para impor respeito e admiração... até impressionaram alguns inocentes, pessoas de boa fé, que ansiosamente procuram o Conhecimento. Apesar da vaidade e da postura de superioridade, os ditos mestres, não passaram nos primeiros testes. Você já deve ter ouvido falar de algumas dessas pessoas que sabem tudo e estão dispostas a passar todo esse saber, para tantos quanto desejem ser seus discípulos. Mas este caminho é muito arriscado para quem busca o verdadeiro conhecimento.
Existem inúmeros grupos ou Fraternidades que oferecem cursos, aulas, palestras e outras possibilidades de aprender. Você conhece alguns, eles estão por aí em toda parte, mas é preciso cuidado, Mais uma vez, repito, é necessário fazer uma boa seleção. Sabemos que alguns são muito bons, outros nem tanto. O melhor é direcionar nossa atenção para o objetivo dessas pessoas. Essa é a questão: Qual é o objetivo desse “mestres”?
Um verdadeiro Mestre é aquele que fala de amor e de fraternidade, de humildade e não exige nada de nós. Ensina seu discípulo sem qualquer expectativa de retorno, não pedindo nada em troca. Acredita realmente que somos capazes de nos tornar melhores. E, principalmente, oferece-nos os recursos que nos faltam para este processo de crescimento e auto-conhecimento. Um mestre ensina não apenas com palavras, mas principalmente, com exemplos. Recebemos na Terra alguns irmãos mais velhos a quem podemos chamar de Mestres e entre os mais queridos, estão os Amados Jesus e Francisco de Assis, nossos queridos Instrutores.

Voltamos a lembrar que a responsabilidade da escolha é apenas nossa, temos muitos caminhos para seguir, mas precisamos saber escolher o mais adequado para nós, neste momento. Amanhã talvez seja outro o mais indicado, mas agora, neste ponto do nosso amadurecimento, qual é o melhor?
A cada nível de maturidade ou de evolução temos determinada necessidade e capacidade de compreensão, por isto, o instrumento usado ontem pode ser insuficiente hoje ou amanhã. O mesmo pode ser dito da escolha de um mestre. A cada tempo, um tempo! Lembra-se daquela frase “Quando o discípulo está pronto o Mestre aparece”?

Nenhum comentário: