quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sincronicidade

Sincronicidade - linguagem do divino orientando nossa vida

Em momentos difíceis da vida, procuramos auxílio do alto e somos preenchidos com um sentimento de esperança de que tudo será diferente, receberemos a ajuda pedida e o mais importante: a vida será como nós queremos! Nunca perguntamos: somos merecedores? Estamos fazendo a nossa parte? Dificilmente, fazemos uma retrospectiva de forma honesta e real. Justificamos nossos erros e colocamos a culpa dos obstáculos, na vida, e no outro. Se parássemos para contabilizar erros e acertos, teríamos como produto a somatória de tudo que não melhoramos em nós, em ações, sentimentos e pensamentos e teríamos a certeza das tarefas que deixamos de fazer: sair da ilusão e deixar os velhos hábitos para trás.

Todos nós passamos por altos e baixos e, apesar dos nossos esforços para evoluir e sairmos vitoriosos, muitas vezes não enxergamos luz no fim do túnel. O mais importante neste momento é refletir, sermos honestos conosco mesmos, buscar o que não está claro. Nossos padrões e crenças nos iludem e pensamos ter o poder de controlar os resultados que programamos insensatamente para nossa vida e nos frustramos. Sempre alicerçados em nossas boas intenções, fazemos planos esquecendo de respeitar o livre-arbítrio das pessoas que incluímos neles, sem perguntar a elas se é da vontade delas também.

Quando nos frustramos com resultados negativos, precisamos encontrar um culpado para aquilo que deu errado. Somos os únicos responsáveis. Carregamos no corpo emocional tudo aquilo que não elaboramos e não trouxemos para consciência para ser transformado e entramos em cada ciclo diferente de vida, carregando coisas velhas. Esquecemos de observar os sinais sincrônicos que a vida nos envia.
A sincronicidade atua em nosso destino, independente dos caminhos que percorremos e quando refletimos nos acontecimentos, percebemos todos os sinais que a vida nos enviou e não ouvimos, de tão envolvidos que estávamos em nossos desejos, sem perceber que eles nunca correspondem à Vontade interna, relacionada com a alma e sua missão aqui no planeta.

Meditando, podemos perceber que todas as vezes que respeitamos o fluxo da vida, ela flui exatamente como precisa, levada pelas mãos Daquele que possui a verdadeira sabedoria para conduzi-la exatamente como é melhor e mais acertado para nós e nossa evolução, de acordo com a sincronicidade universal. E o que é sincronicidade?

"A sincronicidade não é mais enigmática nem mais misteriosa do que as descontinuidades da Física. É apenas nossa convicção arraigada do poder absoluto da casualidade que cria as dificuldades ao nosso entendimento e nos faz parecer que não existem nem podem existir acontecimentos acausais".
(Carl G Jung)

Quem nunca recebeu um telefonema de alguém no exato momento em que pensava na pessoa?
Em termos simples, sincronicidade é uma experiência em que ocorrem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa, ou pessoas envolvidas. Sincronicidade não é coincidência, é algo mais profundo e revelador, surge espontaneamente, sem raciocínio lógico, ou seja, geralmente acontece quando não estamos nem pensando no assunto.

Sincronicidade é uma revelação espontânea, que Jung chamava de insight e necessita de compreensão. Como isso acontece, e o mais importante, para quê?

Podemos chamá-la de "uma outra inteligência", que habita na mente superior, onde existe o discernimento. Os acontecimentos sincrônicos intervêm para nos prevenir que estamos no caminho errado. Nos permite escolher e se persistirmos em seguir o caminho contrário, à nossa maneira, desconsiderando esses sinais, pagamos um alto preço. Escolher corretamente deixa o coração leve, dá tranqüilidade. O maior sinal da decisão contrária é o desassossego interior. Uma sensação de aperto no peito, de intranqüilidade. E mesmo com esses sintomas, muitas vezes tomamos o caminho errado porque nos falta confiança em nós mesmos, não acreditamos em nossa intuição.

Posso dizer que toda vez que meu coração me diz algo, que sinto intuitivamente, mesmo que minha mente encontre mil argumentos contrários e até lógicos, e eu não ouço, faço da minha maneira, ou como o outro quer, não encontro harmonia e nem paz. Como diz o ditado popular: bato com a cara na parede!!!

As ocorrências sincrônicas não acontecem isoladamente. Com frequência, elas ocorrem no final de uma série de pequenos acontecimentos e, se nos conscientizarmos da sua importância, nos tornaremos sensíveis ao que realmente nos protege. Sincronicidade é a linguagem do divino orientando nossa vida; o que precisamos mesmo é saber interpretar esses sinais. Para isso, é necessário que estejamos entregues ao fluxo da vida com suas constantes mudanças e sensíveis ao chamado do Alto.

O segredo está na capacidade de discernir e, principalmente, no poder pessoal que nos permite acreditar sempre no chamado do nosso coração, porque ele nunca falha.

Vera Godoy

Nenhum comentário: