sábado, 14 de julho de 2012

Amor incondicional

O mundo, como um todo, tem esquecido o significado real da palavra amor. O amor tem sido tão maltratado e crucificado pelo homem, que muito poucas pessoas sabem o que é o verdadeiro amor. Assim como o azeite está presente em cada partícula da azeitona, assim o amor permeia cada partícula da criação. Definir o amor, porém, é muito difícil, pela mesma razão por que não se pode descrever completamente o sabor de uma laranja. Você tem que provar a fruta para saber seu sabor. Assim é com o amor.

*******

No sentido universal, o amor é o poder divino de atração que, na criação, harmoniza, une, prende juntos [...] Aqueles que vivem em sintonia com a força atrativa do amor harmonizam-se com a natureza e com os seus semelhantes, e são atraídos para a união bem-aventurada com Deus.

*******

"O amor comum é egoísta, sombriamente enraizado nos desejos e satisfações" [dizia Sri Yukteswar]. "O amor divino é incondicional, ilimitado, imutável. O fluxo do coração humano desaparece sempre, ao toque transfixante do puro amor."

*******

Muitos seres humanos dizem "eu te amo" num dia e o rejeitam no dia seguinte. Isso não é amor. Se o coração de uma pessoa está saturado do amor de Deus ela é incapaz de ferir alguém propositadamente. Quando você ama a Deus sem reservas, Ele preenche seu coração com Seu amor incondicional por todos. Nenhuma língua humana pode descrever esse amor [...] O homem comum é incapaz de amar os outros dessa maneira. Auto-centralizado na consciência do "eu, mim e meu", ele ainda não descobriu o Deus onipresente que reside nele e em todos os outros seres. Para mim não diferença entre essa e aquela pessoa. Vejo todos como almas que são reflexos do Deus único. Não considero ninguém como estranho, pois sei que somos parte de um Único Espírito. Quando você souber, por experiência, o verdadeiro significado da religião, que é conhecer Deus, compreenderá que Ele é o seu Ser e que Ele existe, igual e imparcialmente, em todos os seres. Então você será capaz de amar os outros como seu próprio "Si Mesmo".

(Paramahansa Yogananda - extraído do livro "Onde Existe Luz")

Nenhum comentário: