terça-feira, 18 de setembro de 2012

Acessando as memórias

O inconsciente fala através de metáforas. Fazendo uso delas, a comunicação torna-se efetiva pois há coisas que estão além de uma simples linguagem verbal. Quantas vezes nos faltam palavras adequadas para expressar as idéias, os pensamentos que teimam em ganhar asas, voar e se tornar mensagem clara e transparente?
Como você já sabe, todas as experiências da nossa vida, sejam ou não importantes, positivas ou negativas, as nossas lembranças e toda a riqueza interior estão registradas no psiquismo e este é um espaço em nós que sabe se proteger com muita competência de olhares curiosos ou invasores.
Ir em busca de nossas memórias é uma viagem a ser realizada com determinação e coragem. Afinal sempre se pode encontrar algo desagradável ou alguém que não desejamos rever.
Se você está disposto a fazer esta tremenda viagem, considere-se um guerreiro.

Muito já se falou e se escreveu sobre o auto-conhecimento mas, com certeza, não é um tema de fácil compreensão. São muitas as dificuldades que surgem quando buscamos um melhor entendimento desse tema que mesmo sendo de tamanha importância, a maioria das vezes toma forma abstrata, secreta e até inacessível à nossa capacidade de compreender.
Para estudar o Universo cósmico ou o universo psicológico do homem é necessário saber que todo processo evolutivo se baseia em muitas Leis e princípios. Muitas dessas Leis são absolutamente mecânicas, algumas conhecidas e , totalmente desconhecidas dos homens. Sabemos que algumas coisas se transformam em outras, que se transformam em outras e esse processo vai ocorrendo indefinidamente e mecanicamente. Mas e o homem? Também ele se desenvolve e evolui dessa mesma forma? Mecanicamente?

Nenhum comentário: