terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rompendo as amarras

É animador acreditar que nós podemos evoluir, mesmo que às vezes nos pareça tão difícil quebrar as correntes que nos amarram e romper tantos padrões condicionados armazenados em nós. Afinal somos (ou estamos?) presos a inúmeras normas e regrinhas do “bem viver”. Quer um exemplo bem simples e que faz parte do nosso cotidiano? Você já se deu conta das inúmeras vezes que “tem que” se gentil ou sorrir para agradar o outro, mesmo sem vontade? Tenho certeza que muitas vezes chorando por dentro. E quando cala as suas verdades, jogando-as lá para dentro, num lugar tão escondido, que até você mesmo termina por se esquecer delas, e expressa apenas a verdade que o outro quer que você fale? Anos e anos de treino intensivo nos levaram a esse estado de obediência e até em alguns casos, de submissão.
Estamos literalmente presos a um jogo que só beneficia os poderosos, não dá para negar. Você ainda está se perguntando quem detém esse poder? Tente encontrar a resposta aí, em seu coração. Pode estar com o pai, a mãe ( como as mães são poderosas), o marido, a esposa, o filho, talvez até o patrão ou chefe. E os políticos que nos encurralam cada vez mais contra a parede até não termos saída alguma?... São muitos os poderosos que nos cercam. E nós assistimos a esse estado de coisas e permitimos que pensamentos nos invadam dizendo que é assim mesmo, nada há a fazer. Será mesmo?
Conheci muitos poderosos tanto na minha vida pessoal como na profissional ou social, enfim eles estão em toda parte liderando, comandando, mandando, exigindo obediência.
Como enfrentar esta luta pela vida sem correr o risco de sair em frangalhos? Você já se fez esta pergunta? São tantas as interrogações! Felizmente ainda podemos nos interrogar. Queremos respostas.
Ainda há saída. Há portas que podem ser abertas. Esta nossa conversa pode se transformar em chaves que podem abrir algumas dessas portas.
Basta coragem e determinação. Basta querer.


Se você me permite, gostaria de citar um pequeno trecho de Goethe:
“Enquanto não nos comprometemos, há hesitação, há a possibilidade de recuarmos e sempre a ineficiência......Todo tipo de coisas, todos os acontecimentos emanam da decisão, trazendo a nosso favor incidentes, encontros e a assistência inesperados, com os quais nenhum homem jamais poderia Ter sonhado.
Você pode dar início a tudo que possa fazer ou sonhar. A audácia tem dentro de si, o gênio, a força e a magia”.

MCA

Nenhum comentário: