quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ser livre

" É melhor conhecer algumas perguntas do que todas as respostas."
                                                                            James Thurber

Tenho encontrado muitas pessoas, aparentemente, muito bem resolvidas,  seja na relação com o trabalho e com as relações afetivas, mas que, quando sentem-se seguras para falar de si, me surpreendem  ao colocar um mundo de insatisfação, incertezas, medos  e insegurança na Vida.
Realmente é preciso muita coragem para se confrontar consigo mesmo e  se questionar  sobre  as escolhas que vem fazendo e o caminho que vem trilhando. Há momentos que é importantede perguntar a si mesmo o que quer, o que não quer mais para si, o que se permite ou não permite, quais dos seus desejos tem grande chances de realização, até onde podem ou devem sonhar..... perguntar para  encontrar respostas que podem modificar  todo o resto de sua vida. 

Algumas questões para as quais eu  gostaria de ter respostas.

O que não me agrada na minha imagem e gostaria de mudar em mim?
Em que área da minha vida estou insatisfeito e anseio mudar? 
Quais os aspectos mais limitadores da minha personalidade?
Em que situações gostaria de ter mais opções?
Eu tenho direito de fazer minhas escolhas mesmo contra a vontade de alguém?
Eu enho o direito de querer  mudar algo que me incomoda mesmo que, no contexto,  seja a única incomodada?
O que quero modificar está na área dos comportamentos ou sentimentos?
Qual o comportamento inadequado que está me trazendo problemas mas não 
consigo modificar?
Que outros aspectos de mim, ou partes minhas, ainda inconscientes,  eu gostaria de conhecer melhor?
Como posso eliminar algumas limitações que me impedem de crescer enquanto pessoa?
Como posso abrir caminho para chegar onde quero chegar?
Estas e outras perguntas podem abrir a porta para a liberdade de escolhas. Quem sabe,  ativar algo capaz de  expandir meu estado de consciência?
Faz-se  necessário uma boa dose de ousadia, coragem e determinação para romper com padrões, muitas vezes já condicionados, muitas  outras tantas vezes, padrões que nem são nossos, talvez sejam  conceitos ou preconceitos adquiridos da família ou  do meio em que vivemos, aspectos  culturais, enfim, crenças e valores tão limitantes que nos impedem de ser tudo aquilo que nós podemos nos tornar. 

Eis o que chamamos libertação para vir a Ser o que, em Essência, já somos.

Nenhum comentário: