terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Atravessando o Portal do Tempo - introdução

O livro que lhe apresento, trata do percurso do homem na direção do auto-conhecimento e do Poder pessoal.  Fala da  busca de  respostas para as perguntas que todos nos fizemos inúmeras vezes: Quem sou? De onde venho? Para onde vou? 
A reflexão profunda sobre estas questões, nos remete  a uma velha lenda hindu.
            “Conta essa lenda que houve um tempo em que todos os homens  eram deuses. Que esses homens abusaram tanto da sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, tomou a decisão de lhes retirar o poder divino: resolveu escondê-lo num lugar  onde  seria absolutamente  impossível reencontrá-lo. Mas o grande problema era encontrar um  esconderijo.
            Brahma convocou então um conselho dos deuses menores para resolver o problema.  “Enterremos a divindade do homem na terra”, foi a primeira idéia dos deuses.  “Não, isto não basta, pois o homem vai cavar e encontrá-la”, respondeu Brahma.
            Os deuses retrucaram: “Então, joguemos a divindade no fundo dos oceanos”. Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem um dia iria explorar as profundezas dos mares e a recuperaria.
Então os deuses menores concluíram:  “Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra e no mar lugar que o homem não possa alcançar um dia”.
Daí Brahma se pronunciou: “Eis o que vamos fazer com a divindade do  homem: vamos escondê-la na maior profundeza dele mesmo, pois é o único lugar onde jamais pensará em procurá-la.
    Desde esse tempo, conclui a lenda, o homem fez a volta na Terra, explorou, escalou, mergulhou e cavou em busca de algo que se encontra nele mesmo”.

Este é o objetivo deste trabalho. Falar-lhe sobre os vários  caminhos por onde  podemos seguir nesta busca. Como voar, caminhar ou mergulhar sem qualquer risco, até si mesmo. Os recursos e possibilidades que estão à nossa disposição para explorar o Céu, a Terra e o Mar. Atravessar o Portal de forma segura, até encontrar o seu Eu. A Divindade perdida.
Esta lenda é tão rica de significados que nunca é demais refletir sobre ela,  tamanho  é o ensinamento que nos proporciona. E com certeza é esse o seu objetivo: fazer com que paremos por algum tempo nossas atividades e  voltemos o olhar para dentro de nós mesmos. É aí, como diz a  lenda, que podemos encontrar a nossa parte divina..
Através dos personagens da história e da sua busca, quero falar dos  diferentes caminhos possíveis de percorrer, se nos dispomos  iniciar a grande jornada para o conhecimento. E como podemos decifrar as mensagens que o nosso inconsciente vem nos transmitindo pela vida a fora. Mostrar que é possível acessar o que  vivemos, mas esquecemos  no decorrer do tempo. Tornar consciente aquilo que está a nível inconsciente .
Seja através de técnicas de  meditação, de  interpretação de sonhos,  ou de técnicas regressivas a vivências passadas, podemos  atravessar o Portal do Tempo.  As possibilidades são inúmeras. E se você, assim como a personagem, puder  contar com o auxílio de um Mestre? 
Utilizando a Terapia de Vidas Passadas, Clara encontrou seu caminho espiritual e reencontrou o amor, perdidos no tempo. Já sabemos que alguns relacionamentos, às vezes muito difíceis, são acertos cármicos. 
O homem continua  buscando   respostas. Quer compreender o que está por trás dos acontecimentos, das relações, das suas dificuldades. Principalmente aquele que se diz buscador do saber. O que em algum momento pode ouvir as palavras da Esfinge: “ Decifra-me ou devoro-te”. 
Esta mensagem da esfinge, de algum modo está presente no simbolismo da metáfora hindu. Ela diz que é preciso  caminhar na sua direção e  decifrar o significado dos nossos comportamentos. Ou seja, ela revela que existem  símbolos a ser decodificados, decifrados.
 O que significa isso? Exatamente o que diz a metáfora: há necessidade de  cavar, mergulhar, ou até mesmo voar, se preciso for. Mas encontrar a divindade perdida. Compreender as palavras de sabedoria que encerra esta lenda antiga, é  ouvir a Esfinge e atender ao seu chamado.
As experiências narradas nesta obra são absolutamente  reais, foram vividas por pessoas iguais a você e eu. Podem acontecer a qualquer um de nós. Como psicóloga, tive a oportunidade de participar do processo de busca de muitas pessoas que almejam o conhecimento de si mesmas. Ouvi relatos e experiências bastante interessantes. Estava ao lado dessas pessoas enquanto cavavam, procurando o algo mais que lhes fazia falta, e buscavam o reequilíbrio emocional. Viajei com uns e mergulhei com outros e posso dizer, sem qualquer dúvida, que explorar o mundo inconsciente é  algo absolutamente mágico. E é o  que nos resta fazer, para resgatar nossa divindade - a nossa Identidade Cósmica. O Eu Sou.
Como Hércules,  temos trabalhos a realizar. Crescer espiritualmente, superar as limitações e chegar à Essência do Eu. O real desejo de vencer, torna a tarefa possível.  Não, não é fácil, mas só é  impossível para quem acredita nisso. Asseguro que  o tesouro encontrado compensa o esforço.
Sabemos  que o processo de auto-conhecimento é muitas vezes doloroso e  lento. Como disse, tive a felicidade de participar do processo de muitos  e ver que alguns  encontraram  as respostas para as perguntas que vêm se fazendo através  do tempo. Cavaram e acharam o tesouro que procuravam.  Se encontraram!
Este trabalho,  implica em estar aberto à necessidade de mudar a direção e percorrer caminhos que podem nos levar para dentro de nós mesmos. Alguns desses caminhos fogem à razão e passam pela intuição. Enfim, há caminhos, trilhas e atalhos. Podemos escolher...
Como é bom  poder fazer escolhas! Isto é  Liberdade! 
Liberdade de escolher, de fazer....de Ser!
A escolha do caminho é nossa. Uns são relativamente fáceis, outros mais difíceis, outros ainda,   dependem de coragem e uma grande dose de determinação.  E se nos deparamos com situações ou vivências que ainda hoje podem abrir feridas e trazer muita dor? Faz parte! E afinal, esse enfrentamento traz o crescimento espiritual que é a meta principal da Vida.
Você ainda está se perguntando se vale a pena?
A história de Clara mostra que vale. Sinceramente vale! Tenho certeza que sim. Ao final da leitura,  você vai concordar comigo.
O mergulho feito por Clara,  pode ser o meu ou o seu mergulho, a exploração no universo interno que vai nos permitir conhecer o nosso potencial de ser e  fazer.  Ou melhor, realizar o nosso projeto de vida. E ainda mais:  responder à grande pergunta “qual é a nossa missão”.
Essa é a pergunta a fazer: “Qual é a minha missão?”
Este trabalho é a resposta à minha própria pergunta. E o resultado dessa busca de que falo.
Quantas  vezes perguntei a mim mesma, “qual a minha missão?”
Um belo dia, olhando o céu azul e as montanhas ouvi a resposta.
 “Escreva um livro! Escreva sobre a busca pelo auto-conhecimento e como as pessoas podem se conhecer. Seja através de técnicas regressivas ao passado, meditação ou outra qualquer que atinja o   mesmo objetivo.
Fale das suas experiências pessoais, dos encontros e desencontros pela vida a fora. Conte casos, fale  de pessoas que não encontrando saída para os seus  sofrimentos, entraram em estado de desequilíbrio emocional ou mental. Diga que  muitas vezes essa dor está  relacionada com questões puramente espirituais.
Cada um ao seu modo, todos buscamos o conhecimento, a sabedoria e a felicidade. Todos queremos encontrar a chave que abre a porta onde está guardado o poder de ser feliz. A chave que guardamos não sabemos onde, mas que não está perdida. Vamos continuar procurando?
Lembra da esfinge?  Ela continua nos desafiando a seguir adiante.
No Portal do Templo está escrito, “Homem, conhece-te a ti mesmo”.
Conhece-te a ti mesmo!
Neste livro, estão algumas chaves que podem ser usadas. Alguma delas, pode  servir  para abrir a sua porta, ou melhor abrir o grande Portal por onde você vai passar. Do outro lado está o Poder de quem tem plena consciência de si mesmo, de quem conseguiu decifrar a mensagem da mente  inconsciente.
Clara enfrentou e venceu os seus medos. Por isso encontrou o Amor e o seu Mestre. E a felicidade.

“Nada podes ensinar a um homem.
Podes somente ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo.
                                                           Galileu Galilei

Nada tenho a ensinar e nem é esse o objetivo deste livro.
Também não tenho qualquer pretensão de escrever uma obra literária. Não. Apenas contar-lhe como Clara atravessou o Portal do Tempo,  e como trouxe  de lá,  recursos e instrumentos para ser feliz.
 Quero apenas falar de coração para coração. Só isso! Ocupar este espaço para compartilhar  experiências  das quais participei direta ou indiretamente.
 Lembrando mais uma vez, que atravessar o portal é conhecer. Se conhecer!

MCCA

continua...








Nenhum comentário: