segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Flor Dourada ou Flor da Vida

Parábola sobre a Flor Dourada,  sobre o Rio de Amor  e sobre o Jardineiro Imortal

Muitas lendas apareceram sobre o mistério da Flor do Coração. Algumas destas a chamam a Flor da Vida, outras, a Flor Dourada, ainda outras afirmam que é a Flor da Imortalidade. Todos estes nomes não são casuais, mas sim, refletem o aroma bem-aventurado desta
Flor e levantam o véu que oculta seu mistério...
Em um pequeno vale, escondido nas montanhas, vivia um homem. Sua vida passava em tranquilidade e alegria. Muitos o chamavam de santo, outros, de monge, ainda outros, de iluminado.
Mas ele mesmo nunca se considerava assim.
Às vezes se chamava de jardineiro; ainda que não tivesse nenhum jardim e cultivasse somente uma flor: a Flor Dourada do Coração Espiritual, a Flor que dá a Imortalidade.
Esse homem vivia em simplicidade. Vivia e se alegrava com o mundo circundante que contemplava! Era amigo das montanhas que o rodeavam, dos ventos que passavam sobre seu pequeno vale, das ervas e flores que se abriam ali na primavera e que adornavam sua existência durante o verão. Ele era amigo das estrelas que sorriam para ele quando anoitecia e do sol que lhe dava calor durante o dia...
Ás vezes animais o aves vinham vê-lo. Eram seus amigos. Ou chegavam pessoas que necessitavam de seu socorro o cura. Ele ajudava a todos e nunca negou a ninguém.
Esse homem vivia durante muito tempo. E logo, quando sua Flor Dourada cresceu e chegou seu tempo, se foi ao lugar onde habitam todos os Imortais e se converteu em o Jardineiro Que semeava sementes e cultivava os brotos que dão novas Flores Douradas.
Ele deixou para as pessoas a memória sobre sua Flor Dourada que concede a Imortalidade e também a memória sobre a Fonte do Rio de
Amor que flui e alimenta as Flores...
* * *
O mistério da Flor Dourada atraía as pessoas. Procurando-a, elas subiam as montanhas e encontravam ali várias flores. As arrancavam e faziam destas diferentes pós, infusões, tisanas e unguentos. Mas estas misturas e beberagens não davam a Imortalidade a ninguém.
Outros pensavam que o poder milagroso estava oculto nas raízes e as desenterravam, matando em vão estas ternas criaturas.
Ninguém conseguia encontrar a Flor Dourada e seu mistério permanecia incompreensível.
Mas uma vez a esse lugar veio um jovem. Sua amada estava gravemente doente e disseram-lhe que iria morrer. Sem embargo, um curador lhe assegurou que a Flor da Vida poderia salvá-la.
O jovem viajou até as montanhas e encontrou ali uma bela flor. Sua corola era tão delicada que o jovem pensou que esta era a Flor da Vida. Ele se ajoelhou em frente à flor, mas não pode arrancá-la. Sua compaixão pela vida não permitiu-lhe destruir esta beleza! As mãos do jovem se abaixaram e ele sussurrou: “Perdoa-me!” E não ficou claro se ele se dirigia a sua amada ou a flor.
Naquele momento ouviu uma voz: "O que respeita a vida merece ajuda!"
Era a Voz do Jardineiro Divino. Pois, como todos os Imortais, Ele podia aparecer em qualquer lugar e em qualquer tempo.
O Jardineiro Divino era constituído inteiramente de Luz e Tranquilidade. O Deleite Supremo emanava de cada movimento Seu.
“Alegro-me que tenhas te apiedado desta flor!”
“Mas a minha amada está morrendo”, sussurrou quase imperceptivelmente o jovem.
“Disseram-te que deverias levar-lhe a Flor da vida. Mas é impossível arrancar e trazer esta flor! Só pode ser cultivada em amor cordial, nutrido pelo Rio de Amor!”
“Mas a minha amada está morrendo agora! Já não tenho tempo para ajudá-la!”
“Não te aflijas. Eu te ajudarei. Olha, ali está a Fonte do Rio de Amor e ali também corre um pequeno e limpo arroio. Junta sua água em tuas mãos e diz do fundo de teu coração espiritual a esta água: ’Te amo!’ Depois rega esta água sobre a flor e dia a ela também: ’Te amo!’ Depois de algum tempo, em suas pétalas aparecerão as gotas do orvalho. Recolhe estas gotas. Isto será suficiente para curar a tua amada! E enquanto estiveres esperando aparecer as gotas nas pétalas, deverás entrar no Rio de Amor e tentar compreender as Leis de Amor segundo as quais o homem pode viver em felicidade na Terra!”
O Jardineiro lhe disse isto, depois explicou como mergulhar no Fluxo da Luz Vivente do Rio de Amor e desapareceu.
O jovem permaneceu durante muito tempo naquele Fluxo. Escutava o Rio Vivente, cujos jorros luminosos contavam sobre os mistérios da existência, sobre as leis do Tao.
O jovem compreendeu que o amor transforma a vida do homem e que aquele que não tem amor no coração não pode entrar no Rio de Amor! As almas sem Luz de Amor são incapazes de perceber o fluxo de Amor Vivente e, por isso, são privadas de felicidade.
Por outro lado, aqueles que vivem dando seu amor permanecem e crescem no Fluxo do rio de Amor, onde a Luz, Alegria e Felicidade Suprema estão! E só eles podem ser felizes.
Quando o jovem compreendeu tudo isto e se transformou, apareceram as gotas transparentes nas pétalas da flor. Ele as recolheu cuidadosamente e foi ver a sua amada. Ela bebeu o remédio e ficou curada.
Eles viviam em tranquilidade e felicidade, pois sua vida passava no Rio de Amor!
Quando seu filho cresceu e se converteu em um jovem, decidiu agradecer ao Jardineiro Imortal pela cura milagrosa de sua mãe, pela vida dada a ela e, por conseguinte, a ele também.
Então, começou a viagem para encontrar o pequeno vale escondido nas montanhas.
Subia cada vez mais e admirava a beleza que se descortinava à sua vista. As montanhas majestosas o saudavam com seus cumes iluminados pelo sol. O abraçava um vento suave que voava sobre a vastidão. As flores que decoravam os vales lhe presenteavam com seu aroma. Ele caminhava e as estrelas lhe sorriam na noite e o sol, com sua luz, iluminava a cada dia.
Ele encontrou o pequeno vale nas montanhas onde em certa época lá viveu o Jardineiro Imortal e onde nasce a Fonte do Rio de Amor.
Pensou naquele instante: “Quisera eu também cultivar a Flor de Vida e depois contar a todos sobre o Caminho até a verdadeira felicidade!”
Naquele momento viu o Jardineiro Imortal.
Ele lhe disse: “Que seja como desejas! Pois tu não só sonhas com o bem para ti, mas também para os outros! Eu te mostrarei como — desde o Silêncio de Tao — no coração espiritual do homem se abre a Flor de Vida! Te mostrarei as Profundezas onde se esconde sua raiz! E então, poderás cultivar tua própria Flor e contar para as pessoas sobre o mistério da Flor de Vida, a Flor do Coração que cresce desde o Tão Infinito e se abre na alma humana! Tu também poderás converter-te em um Jardineiro Imortal!”
Huang
post em Portal Arco Iris

Nenhum comentário: