terça-feira, 12 de março de 2013

A Melhor proteção

Estamos fazendo escolhas o tempo todo, mesmo que não tenhamos consciência disso... e nossas escolhas, muitas vezes, são guiadas por nossos medos...
Medos, na maior parte das vezes, inconscientes, e mesmo os que temos consciência deles podem ter uma causa muito diferente da forma com que se manifestam hoje.

Por causa de experiências de medo de outras vidas, que repetimos nessa, tentamos evitar a todo custo passar por aquelas experiências de novo e, com o passar do tempo... das vidas... mesmo que a causa do medo fique perdida na memória e nem exista mais, os mecanismos de defesa que criamos para nos proteger continuam a acionar sinais de perigo.

Imagina que já vivemos em muitas vidas situações de real perigo... já podemos ter sido perseguidos e ameaçados de várias maneiras, quando vivemos em época de guerra... guerras religiosas, guerras entre famílias e até memórias bem mais antigas onde tínhamos que lutar pela sobrevivência na pré história...

Se naquela vida precisamos fugir e nos esconder, vivendo acuados pelo medo de sermos descobertos, mesmo que nessa vida essa ameaça não seja mais real e nem tenhamos mais consciência dos fatos que geraram essas memórias de medo, podemos nos sentir ameaçados sem nem saber por quê. A ameaça real não existe mais... mas, o sentimento que precisamos nos proteger de algo é bem real. E projetamos esse medo nas situações das nossa vidas.

Se vivemos uma situação de muito sofrimento no passado recente ou remoto... tentamos evitar a todo custo passar de novo pelo mesmo sofrimento, e nos cercamos de proteção por todos os lados... essa proteção excessiva, acaba no prejudicando e limitando nossa vida a espaços cada vez menores...

Noite dessas tive um sonho que me mostrou isso com clareza... No sonho eu estava em um cômodo pequeno com minha mãe, e tinha um segurança para nos proteger... esse segurança tinha levado um cachorro que era muito bravo para que a proteção ficasse maior... Só que o cachorro passou a ser uma ameaça e eu me via acuada e tensa vigiando o cachorro, e o próprio segurança tinha que conter o cachorro o tempo todo...

Acordei com a certeza que estava me protegendo em excesso em algum ponto, e que a proteção era tão exagerada que ela agora me ameaçava, e me levou ao ponto de reduzir minha liberdade a um espaço muito pequeno... Eu não sabia do que estava me protegendo, mas essa proteção estava me deixando acuada e agora... a proteção que me ameaçava... o que antes era solução passou a ser problema.

Acordei do sonho e uma luzinha vermelha começou a piscar me mostrando que existia algum medo pronto para ser liberado... Tentei entender do que eu estava me protegendo tão exageradamente, mas não consegui identificar o ponto.
Fiz Ho'oponopono para limpar o que causou e o que veio a tona nesse sonho, e pouco a pouco as coisas estão clareando e liberando...

A causa do medo saiu da minha memória consciente, mas o mecanismo da proteção não... e assim passamos a vida nos protegendo de coisas que nem temos mais motivos para nos proteger... criamos sofisticados esquemas de proteção, e servimos a esses esquemas sem nem saber do que estamos nos protegendo...

Quanto mais focamos em algo querendo que aquilo se manifeste nas nossas vidas ou tentando a todo custo evitar que aquilo se manifeste... atraímos mais e mais daquela situação... e assim vamos recriando situações de medo das quais precisamos nos proteger...

Na verdade deveríamos nos proteger de nos mesmos... nos proteger de sermos tão afetados pelas memórias equivocadas do passado... e a melhor proteção para isso é viver no presente... nesse tempo mágico onde estamos livres dos medos do passado e das preocupações com o futuro... e onde todas as possibilidades estão disponíveis...

Rubia A. Dantés, em Somos todos Um


Nenhum comentário: