domingo, 25 de agosto de 2013

Os três portais de estruturação da consciência - mãe, pai e Deus


Publicado por Fatima dos Anjos  em CHAMA TRINA






"Dizem que Durga tem o poder de purificar as nossas ações. A purificação da ação nos conduz à libertação dos apegos e nos torna livres. O apego é gerado pelas ações equivocadas que começam muito cedo, logo quando chegamos nesse corpo. São as primeiras manifestações da angústia quando nos sentimos confinados no corpo. A entrada no corpo é um grande desafio para o espírito porque ele sente a limitação da matéria. O espírito deseja se expressar, mas tem um limite. Nos primeiros estágios da construção do ego que nos dá a referência de identidade e que faz a mediação entre o mundo interno e o externo, nós tentamos controlar o mundo. E o mundo para essa criança é a mãe. Isso trás os primeiros traumas porque ela não consegue controlar a mãe. Ela quer tomar o leite e muitas vezes ela não tem esse leite. Ela quer o colo e o conforto, mas ela não tem. Então, ela quer voltar para aquele espaço no útero onde ela ainda estava livre e, ao mesmo tempo, sendo nutrida de amor, atenção e energia. Mas, quando ela sai e definitivamente chega ao corpo, a atenção é dividida e ela começa a ter necessidades que nem sempre podem ser atendidas porque é impossível compreender a necessidade de uma criança. Esse é o jogo. É assim que funciona nesse plano. Por isso, a mãe é o primeiro portal de estruturação da consciência. O segundo portal é o pai que só é reconhecido mais tarde. E o terceiro portal é Deus. São esses três portais que estruturam a consciência. Esse Deus que me refiro é uma projeção dos pais. É uma representação mental.

A perfeição somente te visita quando você harmoniza esses três portais. A perfeição é o que chamamos de Deus, mas no seu aspecto real, não mais uma criação da mente. É a experiência do eterno, do absoluto. Essa perfeição não é deste mundo e não pode permanecer nele. Ela te visita. Quando esse triângulo é construído perfeitamente, o que significa se harmonizar com essas forças. Significa você purificar esses portais para que eles sejam canais de expressão das forças que sustentam a consciência. O sagrado feminino, o sagrado masculino e a força neutra que equilibra os dois. Estamos falando de um negativo, um positivo e um neutro. São forças naturais. Isso é física.”



VISUALIZAÇÃO

Encerramento do Trabalho dos Três Portais de Estruturação da Consciência

“Vamos fechar os olhos por alguns minutos. Vamos começar trabalhando com o primeiro portal, trazendo à mente a imagem da mãe, da mulher que nos trouxe ao mundo. Da forma como vier. Você praticou o mantra da mãe por um dia e trouxe para a consciência muitos sentimentos guardados; mágoas e ressentimentos. Em alguns casos você pode trazer boas lembranças. Mas, independentemente das memórias que emergiram, eu sugiro que você faça um pouco de empatia e se coloque no lugar dessa mulher, especialmente nos momentos que causaram essas mágoas e ressentimentos. Procure visualizar o caminho dessa mulher nesse planeta e o que a fez agir da forma como ela agiu com você; o porquê do desamparo, a razão dos maus tratos. Vamos trazer essa mulher para este círculo mágico de cura, aqui dentro desse salão. Visualize-a sentada aqui, recebendo o nosso carinho, recebendo o nosso respeito. O respeito pela sua tentativa de viver uma vida feliz; pela sua tentativa de viver essa aventura da encarnação terrestre. Eu posso lhe garantir que ela deu o máximo que foi possível para ela dar. E, se você se colocar no lugar dela, você compreenderá o que estou dizendo. Com os pais que ela teve; os irmãos que ela teve, a sua adolescência e tudo que ela passou nessa Terra. Se você se colocar no lugar dela, você terá uma razão para perdoá-la. Você terá uma razão para interromper essa guerra e estender a mão para ela. Você terá uma razão para dar um olhar carinhoso para ela mesmo que ela tenha te abandonado realmente; mesmo que ela não tenha tido forças suficientes para completar a sua aventura. Até por isso você poderá perdoá-la. Ela merece estar aqui do seu lado recebendo o amor de todos nós.

Vamos abrir o segundo portal. Visualize a imagem do seu pai. A primeira que vier na sua mente é o suficiente. Façamos o mesmo exercício. Vamos fazer um pouco de empatia com ele; vamos nos colocar no lugar desse homem. Visualize a vida que ele viveu nessa Terra, desde que ele nasceu. Os pais que ele teve; toda a família que ele teve, a sua infância e todos os desafios que ele teve que passar nessa Terra. Se você puder fazer empatia com ele você poderá encontrar o porquê dele agir de tal forma que te machucou tanto. Procure visualizar o tamanho da dor que esse homem carrega dentro dele. Se você fizer isso, talvez você possa perdoá-lo nem que seja um pouco.

O terceiro portal não é substancial já que é somente uma extensão dos dois portais, mãe e pai. Mas, eu quero sugerir que aproveitemos esse círculo mágico de cura para trazer para dentro dele todas as pessoas que você considera que sejam seus inimigos. Eu lhe peço, baixe suas armas do orgulho e da vingança e tente se colocar no lugar dessa pessoa. Da mesma forma, olhe para a vida dessa pessoa. Olhe para tudo que ela passou nessa vida, desde o momento que ela nasceu; a infância que ela teve; a sua adolescência e os desafios karmicos que ela teve que passar nessa encarnação. Se você se colocar no lugar dela, eu sinto que você descobrirá que não tem um inimigo. Talvez a vítima esteja nos dois lados. Talvez haja espaço para o perdão e para o arrependimento sincero, o que tem um tremendo poder de libertar o seu coração. Perceba que todas essas mágoas e ressentimentos funcionam como algemas. Elas prendem você ao outro e o outro a você, no pior. A verdade é que todo mundo está tentando ser feliz. Todos os erros acontecem na tentativa de ser feliz. Todos os filhos dessa Terra só querem sentir alegria. E todos os equívocos são causados pela ignorância. Uma atitude equivocada em busca da felicidade. Se você se colocar no lugar dessa pessoa, eu sinto que você terá razão para liberá-la das garras da sua vingança e do seu ressentimento. Para você ser livre você precisa deixar o outro ser livre da sua vingança. A posse é uma vingança. A infelicidade é uma vingança. Toda a corrente de negação é uma vingança. Você está tendo uma chance de libertar ao outro e, com isso, libertar a si mesmo. Você está tendo uma chance de abrir o seu coração. Se você não tem um inimigo, não há necessidade de pedir perdão a ninguém. Se você não tem inimigos, você está livre.

Eu peço a Deus que você possa caminhar num mundo inspirado por essa visão. A visão de que toda a maldade é tão somente um mecanismo de defesa, criado para se proteger de uma dor vivida. Você está tendo uma chance de cortar os nós do passado e de se tornar amigo da sua mãe, do seu pai e amigo de todo aquele que você considera ser seu inimigo. Você está tendo a chance de largar isso aqui dentro e seguir livre e leve; amigo de tudo e de todos.”
Sri Prem Baba

Nenhum comentário: