quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A armadilha do mártir

23 de Setembro 2013: Sol em Quincôncio (1) com Netuno
Sarah Varcas

(1) NT:- Quincôncio = um ângulo de 150° entre planetas.
  
Hoje a conexão do Sol com Netuno nos adverte que podemos encontrar um mártir ou nos tornarmos mártires nós mesmos. O potencial para autossacrifício é forte, e é grande a tendência para assumirmos mais do que podemos gerenciar, estimulados por um sentido equivocado de dever.

O papel de mártir está em evidência agora, porque não pertence à emergente Era de Aquário e precisamos ser capazes de identificá-lo claramente em nós mesmos e nos outros, para evitar que ele aproveite para se instalar novamente!

Mártires foram abundantes na Era de Peixes, quando se buscavam salvadores, e o autossacrifício era um caminho para o Divino. Mas estamos abandonando essa Era agora e, com ela, todos os papéis obsoletos que foram manchados pelo investimento no ego e consequente perversão dos seus propósitos puros.

É fácil detectar o mártir nos dias de hoje.

Quando estamos desempenhando este papel, nos sentimos sobrecarregados, mas de um modo que nos oferece algum tipo de satisfação desvirtuada: “Ah, olha para mim… sou importante com todas estas responsabilidades porque ninguém mais poderia fazer isto do jeito que eu posso. TUDO DEPENDE DE MIM. Estou exausto, mas, ao mesmo tempo, sou tão importante, que não posso, de jeito nenhum, voltar atrás e deixar que outra pessoa assuma este esforço!”

Há muito alimento para o ego aí, e esta pode ser uma situação terrivelmente sedutora para estarmos de vez em quando. De alguma forma, ela nos faz sentir importantes… importantes demais para que a abandonemos e reconheçamos que somos pessoas comuns, como quaisquer outras, e se não fizermos tudo isso que precisa ser feito, alguém acabará fazendo-o necessariamente (se realmente for necessário que seja feito!).

O mártir dos dias de hoje é uma pessoa que age “desinteressadamente” enquanto se sente terrivelmente importante e especial por agir assim! Não deve ser confundido com a pessoa que age quando uma determinada ação é necessária, livre da necessidade de reconhecimento ou gratificação do ego.

E podemos desempenhar os dois papéis, em momentos diferentes de nossas vidas… às vezes, em horas diferentes do mesmo dia! Estes papéis não são fixos. Eles surgem e depois desaparecem à medida que o nível da nossa consciência muda ao longo do dia.

Pode ser muito mais fácil identificar essa armadilha e evitá-la quando estamos energizados e despertos. É mais difícil quando estamos exaustos e sobrecarregados!

Então, nossa tarefa hoje é nos mantermos conscientes do mártir dentro e fora de nós.

Se estivermos atentos à energia da autossatisfação dirigida pelo ego, poderemos detectá-la a milhas de distância e tomar medidas para evitá-la! Ações praticadas em situações de opressão e obrigação são influenciadas por essas energias, e é melhor evitá-las.

Em vez disso, podemos nos comprometer a agir apenas a partir de um estado de clareza, de modo que façamos alegremente o que precisa ser feito e, em seguida, essa ação se afaste da nossa consciência para que não a carreguemos conosco como uma medalha de martírio.

Se nossa voz interior nos disser “se eu não fizer isto ninguém o fará”, e imediatamente surgir uma pressa do ego (geralmente na forma de uma satisfação perversa com a nossa situação), então está na hora de pararmos para refletir, porque perdemos nossa conexão com a sabedoria interior, que sabe quando a ação é necessária e quando é melhor deixar as coisas em paz.

A Era de Aquário nos traz novos modelos de poder pessoal e responsabilidade, juntamente com a libertação do sacrifício orientado pelo ego em busca do Divino. Mas temos que ser aqueles que acolhem esses novos modelos e fazer o que for necessário para incorporá-los à nossa consciência.

Podemos continuar funcionando nos antigos moldes, se quisermos, mas se adotarmos os novos, isto nos levará a uma liberdade de escolha muito maior e ao cumprimento do nosso propósito no momento devido. Isto, se pudermos encontrar tempo para mudar, é lógico, e se não estivermos ocupados demais nem formos importantes demais para fazer isso!

Tenham todos uma ótima semana!

Sarah Varcas
recebi de meu amigo Carlos de Almeida e compartilho com você

Nenhum comentário: