sábado, 28 de setembro de 2013

O Sistema de Chakras

Publicado por Fatima dos Anjos em 28 setembro 2013 às 19:38 em GRUPO DE ESTUDOS DE " REIKI" VOCÊ É SEU ÚNICO MESTRE!



O Sistema de Chakras é um antigo sistema metafísico que representa o inter-relacionamento entre os vários aspectos do nosso universo multidimensional. Como parte desse universo, nós também somos multidimensionais. Nós temos corpo, emoções, pensamentos, ideias, ações. Vivemos num mundo com comunidades e governos, tecnologia e história, e meditamos sobre os mistérios da terra e do céu, do espírito e da matéria, aqui e no futuro. Somos tão complexos quanto o mundo que nos rodeia.

O Sistema de Chakras aborda a complexidade de uma maneira simples e sistemática. Podemos “trabalhar com nós mesmos” de um modo gradual, um modo prático e direto, mas profundo.

O que é um Chakra

Tendo sua origem nos antigos sistemas de ioga da índia, os chakras são vórtices de energia criados dentro de nós pela interpenetração da consciência e do corpo físico. Por meio dessa combinação, os chakras se transformam em centros de atividade para a recepção, assimilação e transmissão de energias vitais. Tecnicamente, a palavra deriva do sânscrito e se traduz como roda ou disco. Podemos visualizá-los como esferas de energia que se irradiam dos gânglios nervosos centrais da coluna vertebral.

Correspondências

Há dentro de nós sete chakras principais, dispostos verticalmente desde a base da espinha até o topo da cabeça e relativamente centralizados no meio do nosso corpo. Além da relação mantida com os gânglios nervosos, os chakras correspondem também a glândulas do sistema endócrino, e são responsáveis por vários processos corporais, como a respiração, a digestão ou a procriação. Arquetipicamente, eles representam as forças elementais da terra, da água, do fogo, do ar, do som, da luz e do pensamento. Esses elementos são uma representação metafórica da expressão energética de cada Chakra — a terra que é sólida, pesada e densa; a água que flui; o fogo que irradia e transforma; o ar que é suave; o som que comunica; a luz que revela; os pensamentos que armazenam informação.

Numerosas correspondências foram atribuídas aos chakras, como cores, sons, divindades, cristais, ervas e influências planetárias. O exame de cada um desses elementos nos aproxima da compreensão da natureza essencial de um Chakra específico. O uso de cristais, de cores, aromas ou de ervas ajuda a fortalecer a associação com o estado que estamos buscando.

Psicologicamente, os chakras correspondem a áreas fundamentais de nossas vidas (de baixo para cima): sobrevivência, sexo, poder, amor, comunicação, imaginação e espiritualidade. Se tomarmos o sentido literal da palavra Chakra (disco) e lhe dermos uma interpretação literal, poderemos imaginar um Chakra como um “DVD” psíquico que contém a programação responsável pela condução de vários aspectos de nossa vida. Esses “DVDs” são ligados ao hardware de nossos corpos físicos, e são interpretados pelo “sistema operacional” de nossa consciência básica.

O Chakra da base, por exemplo, contém nosso programa de “sobrevivência”, como a dieta que nos é mais apropriada, quando precisamos fazer exercícios ou dormir e como nos cuidarmos quando estamos doentes. O segundo Chakra contém nossa programação sobre a sexualidade e as emoções, como administramos estados emocionais, nossa orientação e preferências sexuais. O quarto Chakra contém nossa programação sobre os relacionamentos. Cada um de nós tem um modelo de hardware ligeiramente diferente, programado numa linguagem distinta com sistemas operacionais únicos. Trabalhamos com os chakras para eliminar os defeitos dos programas e para manter o sistema todo operando regularmente.

Nenhum comentário: