quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que é a Ansiedade

Como podemos observar, ambos os sentidos estão relacionados ao anseio ou à espera. Descrita dessa forma, a ansiedade é um sentimento comum a todas as pessoas, que podem ficar mais ou menos ansiosas em algumas situações cotidianas. Porém, existem os distúrbios de ansiedade, ou seja, quando essa sensação deixa de ser corriqueira e passa a interferir de forma negativa na vida da pessoa.
Ansiedade
Ansiedade

Os Distúrbios de Ansiedade

Nem sempre é fácil perceber quando a ansiedade deixa de ser algo normal para se tornar um problema de saúde. Vejamos os principais sintomas dos diferentes tipos de distúrbio:
  • Transtorno da Ansiedade Generalizada - é caracterizada pela irritação, dificuldade de concentração, tensão e preocupação constante, normalmente com duração superior a 6 meses;
  • Síndrome do Pânico - taquicardia, falta de ar, sensação de morte e medo intenso são os sintomas mais característicos da doença;
  • Agorafobia - é marcada pela sensação de pânico em espaços abertos e o medo de sair de casa;
  • Fobia Social - como o próprio nome indica, é o medo de conviver com outras pessoas causado pelo sensação de que elas estão observando e julgando seus atos.

Diagnóstico e Tratamento

Todos esses males têm tratamento, desde que o paciente procure um bom profissional. Muita gente ainda pensa que psiquiatra é médico de louco, mas ele é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar esses distúrbios que pode acometer qualquer pessoa. Além do uso de medicação, é importante que a pessoa procure outras formas de tratamento, que ajudem a controlar a ansiedade, como a psicoterapia, por exemplo. O uso de ervas e chás calmantes também pode ser benéfico, mas eles dificilmente darão conta de solucionar sozinhos os sintomas mais graves da ansiedade.
post em Receita Natural

Nenhum comentário: