sábado, 22 de março de 2014

Limpando a mente

Dica de Crystal - Limpar o disco rígido da mente!
Podemos dizer que há dois conjuntos grandes de "conteúdos mentais": os que nos ajudam a caminhar na direção do que realmente importa, de forma a nos aproximarmos de uma existência compatível com nossos valores em contraponto a aqueles pensamentos cuja função última é nos afastar destes valores, roubando nosso senso de propósito da vida..." Nossa cabeça praticamente não para de pensar, até mesmo dormindo sonhamos, por vezes coisas boas, pesadelos, algumas com sentido evidente, outras com sentido algum ou sentido oculto...
O problema surge quando gastamos um monte de tempo, energia e esforços lidando com pensamentos assustadores acerca do futuro incerto ou ficamos presos nas teias do passado, remoendo histórias, cavoucando arrependimentos e nos condenando por atos e omissões.
Cada vez que o passado ou o futuro nos dominam de um jeito insensato, escravizante, acabamos por nos desconectar da única dimensão temporal que nos torna vivos, capazes de transformar o mundo e a nós mesmos: o presente, o aqui e agora é mesmo um tabuleiro para infinitas possibilidades de ações.
O que fazer, visto ser impossível e inútil insistir em alcançar uma mente vazia, desprovida dessa vitalidade das palavras e imagens?
De um modo simplificado, podemos dizer que há dois conjuntos grandes de "conteúdos mentais": os que nos ajudam a caminhar na direção do que realmente importa, de forma a nos aproximarmos de uma existência compatível com nossos valores em contraponto a aqueles pensamentos cuja função última é nos afastar destes valores, roubando nosso senso de propósito da vida, nos atirando no limbo da vida oca, sem significado.
Seria interessante que, a cada vez em que automaticamente pensarmos no que em nada nos ajuda, pudéssemos sacar o que se passa naquele exato momento. Perceberíamos o desarranjo, e suavemente nos reconectaríamos com o presente, sem julgamentos duros ou remoer coisas desnecessariamente. Algumas das estratégias de aprendizagem as que nos educam nesse sentido são as práticas meditativas e exercícios de relaxamento.
Desejo-lhes paz, e que com um foco no presente, seja viável seguir em direção ao que mais tocar seus sentidos.

Nenhum comentário: