terça-feira, 1 de abril de 2014

sobre arquétipos - a vítima


Não se enganem pelo nome deste arquétipo. Quando reconhecida convenientemente, a Vítima pode alertá-los da possibilidade de que vocês estejam prestes a se deixarem ser vitimados, seja através da passividade ou de ações inapropriadas. Pode também ajudá-los, reconhecer a sua própria tendência a vitimar outros para ganho pessoal. Nós precisamos desenvolver esta clareza do insight, entretanto, isto significa aprender a natureza e a intensidade da Vítima interior.
Em sua manifestação sombra, a Vítima lhes diz que sempre há um oportunismo e que nunca é a sua culpa. Nós podemos gostar de desempenhar a Vítima às vezes, por causa da resposta positiva que obtemos na forma de simpatia ou piedade. Nosso objetivo é sempre aprender como reconhecer estas atitudes inapropriadas em nós mesmos e nos outros, e agir adequadamente. Não pretendemos ser vitimados na vida, mas aprender como lidar com os desafios e escaparmos de nossos medos.
Ao estabelecerem contato com a sua própria Vítima interior, perguntem-se:
Eu responsabilizo outros pelas circunstâncias da minha vida?
Eu passo o tempo em depressão ou auto-piedade?
Eu invejo outros que sempre parecem obter o que eles querem da vida?
Eu me sinto vitimado pelos outros quando as situações não transcorrem do modo que eu queria?
Eu tenho a tendência a me sentir mais impotente do que poderoso?

Nenhum comentário: