quinta-feira, 19 de junho de 2014

Onde está o Espírito

O ESPÍRITO NÃO ESTÁ NOS VESTÍGIOS MATERIAIS

Como não conseguem desligar-se da matéria, mesmo no domínio religioso, os humanos concentram-se em vestígios: visitam os lugares santos, fazem peregrinações, veneram relíquias, sem se dar conta de que, apegando-se assim a vestígios materiais, nunca conseguirão entrar em contacto com os seres que deixaram esses vestígios; em lugar de encontrarem o espírito, só encontrarão antiguidades e poeira.

O homem é feito de um corpo físico que é o receptáculo material de vários princípios psíquicos e espirituais, mas tomemos a divisão mais simples, a divisão em dois: espírito e corpo e, digamos que o homem é um espírito que anima um corpo.
Quando ele morre, só fica o corpo físico, de que, pouco tempo depois, apenas subsiste o esqueleto.

O espírito partiu e, se fordes procurá-lo nos cemitérios, aperceber-vos-eis obrigatoriamente de que ele não está lá.

...

É assim em relação a tudo o que existiu na terra.
O mundo está cheio de vestígios que o espírito deixou há muito.
E como os humanos não podem seguir o espírito, porque não têm faculdades suficientes para o perceber, para o compreender, agarram-se aos vestígios.

E vão ao Egipto, às Pirâmides, vão à Grécia, a Delfos ou a Eleusis, vão à Índia, visitam as grutas de Ajanta ou de Ellora...
Ficam maravilhados diante das arquiteturas, das estátuas ou dos frescos, e procuram encontrar algo do espírito que respirava ali, mas o espírito já lá não está.
E os cristãos vão à Palestina, aos lugares onde Jesus nasceu, pregou e fez milagres.
Mas, apesar de ainda ali existirem algumas pedras, o espírito de Jesus também já lá não está.

...

Vós direis que desde a Idade Média os cristãos se preocuparam em proteger os lugares santos.
Sim, conduzindo guerras contra os "infiéis", massacrando, pilhando.
Que métodos estranhos para preservar as marcas da passagem de Jesus.

...

Jesus e todos os Iniciados do passado, onde estão neste momento?
Procuram-nos entre os escombros dos lugares em que viveram, mas eles não estão lá.
Pode acontecer que, se vos encontrardes num estado de receptividade particular, o contacto se faça imediatamente com o espírito dos lugares e que tenhais revelações. Mas estes fenômenos são muito raros.
Se quereis encontrar os sinais da passagem de Jesus na terra e entrar em contacto com o seu espírito tal como ele se manifestou há dois mil anos, deveis elevar-vos até às regiões do espaço a que a Ciência Iniciática chama Akasha Chronica, onde são conservados todos os arquivos do Universo.
É aí que, pela meditação, pela contemplação, tendes que procurar penetrar, e, se fordes bem sucedidos nisso, compreendereis então o que significam as palavras "em espírito e em verdade".

...

Continuai, pois, a ir visitar os lugares em que os Santos e os Iniciados viveram, mas tendo bem presente que esses lugares devem servir-vos sobretudo como um estímulo para encontrardes o único lugar verdadeiramente sagrado, que está em vós.

Se não encontrardes esse lugar em vós mesmos, será em vão que visitareis todos os lugares santos da terra, não sentireis nada, não encontrareis nada, permanecereis tão pobres, vazios e insatisfeitos como anteriormente.

Trabalhai pois, para criar dentro de vós certas condições, e então, onde quer que estejais, sentir-vos-eis em comunhão com todos os grandes espíritos que vieram encarnar na terra, alimentar-vos-eis da sua sabedoria, do seu amor.

OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

postado por Maria Manuela dos Santos Oliveira

Nenhum comentário: