sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Paciência

A contemplação desenvolve a paciência.

Ao contemplar sua vida cotidiana, você começa a refletir sobre o modo como lida com as coisas. Aprendendo com a experiência, poderá avaliar sua reação, caso, no futuro, enfrente situações semelhantes. Ponderar as coisas em profundidade esclarecerá melhor os problemas e o fará ir mais devagar, abrindo espaço para você, aos poucos, desenvolver sua paciência.

Seria muito útil também que você direcionasse seus pensamentos para o coração e descobrisse como de fato se sente. .Alguém pode e-lo realmente aborrecido hoje e talvez você tenha achado que não havia alternativa a não ser reagir com rispidez. No momento, pareceu-lhe que aquela pessoa merecia saber até que ponto você estava farto de suas ações, palavras ou atitudes egoístas. Mas talvez, no fim das contas, dar vazão a cólera não o tenha feito se sentir tão bem quanto pensava e agora você se pergunta como devera enfrentar uma situação semelhante caso ela se apresente de novo no futuro. Voce não quer ser passivo, fraco, mas sim transmitir sua mensagem com calma e energia.

A medida que você desenvolve sua paciência, os outros podem considera-lo uma pessoa muito compreensiva. Ou seja, uma pessoa que sabe interpretar a situação a sua volta. Voce deve encarar tudo com tranquilidade, sem fazer muito barulho por ninharias ou bradar aos céus em altas vozes – em suma, sem perder facilmente a cabeça, o que apenas revela falta de prática. Por meio da contemplação e da meditação, é possível esticar a paciência em um quilometro! Esse tipo de meditação nos familiariza intimamente com experiências e sentimentos tanto nossos quanto dos outros. Hoje talvez você ache isso difícil, mas, aos poucos, se persistir na pratica, ao fim de uma ou duas semanas já estará visivelmente melhor. E depois de um ou dois meses, a paciência se imporá com facilidade e, no próximo ano, você será um verdadeiro diplomata.

A prática desenvolve a paciência.

É difícil praticar a paciência quando não há nada que nos obrigue a ser pacientes, quando nos sentimos calmos e em paz com o mundo. Você esta lendo essas palavras, por meio das quais tento ajuda-lo a a perceber a importância da paciência, mas creio que perceberia isso melhor se vivenciasse no mundo real. Assim se alguém aparecer e provocar sua colera, comportando-se de maneira desagradável, ele sera o verdadeiro mestre. Sem dúvida, no calor do memento, você não perceberá isso e o considerará um inimigo. Porem essa pessoa estará lhe dando uma oportunidade real de por a teoria em prática – aproveite-a sempre que possível!

Trecho do Livro ”Iluminação Diária’ de Gyalwang Drukpa

Buda Virtual

Nenhum comentário: