terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sabedoria de Deus

Havia um grande sábio que costumava peregrinar em estado de ascetismo pelas regiões do oriente. Certa vez, ao aproximar-se de uma casinha simples fora reconhecido pelo seu dono que de imediato lhe ofereceu hospedagem. Depois de muita resistência, o sábio acabou aceitando o convite, afirmando que partiria logo de manhã cedo, rumo ao deserto.
- Meu caro gentil, agradeço a sua hospitalidade e ficarei com você até amanhã cedo. Preciso partir ao amanhecer, pois atravessarei o deserto e a caminhada é longa.
O anfitrião há muito esperava pela oportunidade de conhecer aquele sábio. Sua fama estava espalhada por toda a região e era uma dádiva acolhê-lo em sua casa. Após uma noite de conversas e ensinamentos com o sábio, o anfitrião decidiu que partiria junto com ele rumo ao deserto. O gentil homem ficara encantado com toda a sabedoria que vinha das palavras daquele homem e intencionava aprender mais. Ao amanhecer, abordou o sábio:
- Mestre, peço humildemente que me deixe acompanhá-lo pelo deserto. Quero me iluminar com a sua sabedoria. Por favor, deixe-me ir com você.
O sábio via que aquele nobre homem estava disposto a escutá-lo, mas sabia que ainda não estava pronto para compreender as sabedorias maiores da existência. Desta forma, indagou:
- Nobre homem, o deserto é desafiante e acredito que você não irá suportar as suas desavenças. É melhor que fique em sua casa, com a sua família e no seu conforto.
O homem não queria perder aquela oportunidade e estava disposto a se sacrificar. Insistiu no seu pedido ao sábio:
- Mestre, peço piedosamente que me aceite como seu discípulo. Prometo que ao primeiro deslize, voltarei para minha casa. Serei justo para com o senhor e para comigo.
O sábio antevia os fatos e percebia que aquele homem não suportaria os encargos de uma entrega verdadeira. Mesmo assim, resolveu dar uma chance e concedeu-lhe uma oportunidade:
- Tudo bem. Apronte a sua bagagem e vamos. Ao primeiro deslize, você retornará para o seu lar. Este é o acordo e o seu desafio.
Partiram, então, rumo ao deserto. Penetraram o deserto e caminharam por horas. Por volta das onze horas da manhã, sem terem trocado nenhuma palavra, o discípulo resolveu falar:
- Mestre, já é quase meio-dia. Não seria bom pararmos para descansarmos e almoçarmos. E o que vamos comer na refeição?
O sábio permaneceu em silêncio, concentrado e caminhando, como se estivesse em estado de oração. Neste momento, o recente discípulo percebera que o sábio não trazia nenhum alimento em seu pequeno fardo. Ficou inquieto e angustiado, pois a fome e o cansaço já o castigavam. Insistiu:
- Mestre, precisamos parar para descansar e comer. Estou exausto, com sede e fome. E o que vamos comer?
O sábio, então, resolveu parar e encostou-se à sombra de uma bela árvore. Sentaram-se e o discípulo repetiu as sua indagações:
- E agora, o que comeremos? O senhor não trouxe nada de alimento. Acho que passaremos fome. Resolva esta questão com a sua sabedoria, oh, grande sábio.
O sábio percebeu uma certa ironia na fala do seu discípulo, mas permaneceu quieto e em silêncio. Não se ouvia nem o som da sua respiração. Este comportamento incomodava o discípulo que, então, apresentou a solução. Retirou da sua bagagem um embrulho com alimentos que havia sido preparado pela sua esposa a pedido dele, de manhã cedo, antes de partirem.
- Está aqui, mestre, a nossa salvação. Minha esposa preparou uma refeição para nós. Aceite este alimento, por favor.
O sábio aceitou o alimento e deliciou-se com o belo manjar oferecido pelo seu discípulo. Ao final da refeição, o discípulo resolveu fazer um comentário.
- É, mestre. Parece que a sua sabedoria não havia previsto a nossa necessidade de agora. Se eu não tivesse pedido à minha esposa que preparasse esta refeição, estaríamos passando fome.
O sábio, então, resumiu tudo o que acontecera até ali e instruiu finalmente o seu discípulo:

- Para você, nós estamos nos alimentando graças à sua esperteza. Isto é uma verdade. Para mim, foi Deus quem mandou você para me alimentar. Esta é a minha verdade. Você ainda não está preparado para entender a sabedoria de Deus. Volte para a sua casa e reflita sobre o seu primeiro e último deslize comigo.

http://confederacaointergalactica.blogspot.com.br/

postado por Fátima dos Anjos

Nenhum comentário: