segunda-feira, 9 de março de 2015

para quem tem gatos

Este texto foge ao tipo de material que costumo postar, ma,s por sua importância para quem como eu, ama gatos, deixo para quem interessar.


GATOS
Publicado por M. Manuela dos Santos Oliveira em 9 março 2015 às 9:34 em Animais e PlantasBack to Animais e Plantas Discussions
Sentidos felinos

Escrito por Carlos Gandra

Ao contrário do cão, que só conta com o nariz muito desenvolvido; o gato aplica os seus sentidos todos, porque todos eles são extremamente desenvolvidos.

Olhos

O gato não tem a necessidade de pestanejar, porque possui uma membrana (membrana nictitante), que mantém os olhos húmidos. Os gatos conseguem ver tudo à frente e ao lado dos olhos, reconhecem o tamanho, a forma e a distância exacta dos objectos. Os gatos conseguem ver um objecto da mesma maneira, quer esteja a 2 ou a 6 metros, devido a uma espécie de “zoom” que conseguem aplicar. No entanto, não tem uma distinção de cores apurada. Só distinguem o preto, o branco, o azul, o verde, e misturam o amarelo com o vermelho.
Mas os gatos tem outra capacidade: a sensibilidade dos olhos permite a um gato ver perfeitamente um objecto a 10 metros na escuridão total, como se fosse de dia. É a dupla reflexão que faz com que os olhos dos gatos brilhem tanto na presença de luz, mesmo que seja pouca.

Olfacto

200 milhões de células na garganta dos gatos permitem-lhes cheirar tudo. No palato, possuem um órgão especial para cheirar: o órgão de Jacobson.



Paladar

O gato distingue o sabor dos alimentos através de nervos que possuem na língua. No entanto, só come o que cheira bem, e não o que tem um bom sabor.



Ouvidos

As orelhas são muito sensíveis a vibrações. Entre 20 hertz e 65 quilohertz, nada escapa ao gato! A mobilidade das orelhas permitem-lhes localizar com exactidão a proveniência de determinado som. O gato detecta ratos porque os ratos emitem ultra sons entre si, ultra sons esses que os gatos conseguem captar. Através dos sons, os gatos orientam-se. É graças aos sons familiares ou conhecidos e à sua memória imaginativa que os gatos conseguem reencontrar os seus lares. Para este facto, utiliza também os cheiros conhecidos e as imagens que grava do que os olhos vêm.



Tacto e o 6º sentido

O gato possui por entre o pêlo os chamados pêlos tácteis, que não se situam só no bigode. E é nestes pêlos tácteis que provavelmente está a explicação para o facto de os gatos pressentirem tremores de terra, explosões vulcânicas, etc…, porque os pêlos tácteis dos gatos notam a pressão do ambiente e alterações de temperatura. Este é, portanto, o misterioso sexto sentido dos pequenos felinos.



Os Olhos dos Gatos

Escrito por Arminda Esgueirão



Os gatos detetam movimento melhor que nós, em contrapartida, não conseguem ver de forma tão nítida

Quando pensamos em gatos, uma das primeiras imagens que nos ocorre são aqueles olhinhos lindos que eles têm, que nos deixam totalmente derretidos ao olhar para eles. Os olhos dos gatos são muito especiais. Através deles pode-se descobrir, por exemplo, se o nosso amiguinho está ou não doentinho.

Porque brilham os olhos dos gatos?

Quem já não se deparou com os seus gatos durante a noite e viu que os seus olhos parecem brilhar intensamente? Pois bem, na realidade os olhos dos gatinhos não brilham durante a noite, o que realmente acontece é que os olhos contêm uma camada de células no fundo do olho, chamada Tapetum lucidum (tapete brilhante), que reflete toda a luz recebida, parecendo assim que os olhos brilham. O Tapetum lucidum,também presente em cães e outros animais geralmente com hábitos de caça noturnos,funciona tal como um espelho, refletindo a luz que chega até ele.

Os gatos têm visão noturna?

Os olhos dos gatos estão especialmente adaptados a ver em ambientes de fraca luminosidade

Como já pôde observar, os gatos não necessitam de acender a luz para andar no escuro sem bater contra tudo e todos. Eles têm uma otima capacidade de visão em ambientes de pouca luz, sendo que conseguem ver cerca de sete vezes melhor do que os humanos na escuridão.

Isto deve-se ao facto de as pupilas dos gatinhos dilatarem bastante, de modo a que consigam captar o máximo de luz possível. Os humanos têm o mesmo processo nos seus olhos, contudo a sua capacidade de captação de luz é muito inferior à dos gatos.

Contudo não se engane e pense que os seus gatinhos vêem bem na escuridão total. O que acontece é que eles conseguem captar quantidades mínimas de luz e maximizá-la para obterem o máximo de detalhe possível, contudo se houver muito pouca ou mesmo nenhuma luminosidade disponível, sentem natural dificuldade em observar.

A visão noturna dos nossos gatinhos foi evoluindo devido ao facto dos felinos, na natureza, necessitarem de ver bem durante a noite de modo a caçarem as suas presas, geralmente pequenos mamíferos que são mais ativos durante a noite precisamente para evitarem a maioria dos predadores.

O que eles conseguem captar?

Ao contrário do que acontece à noite, durante o dia os nossos amiguinhos não têm a mesma capacidade de visão, tendo apenas cerca de 10% da nossa visão diurna e não conseguindo focar os objetos com grande detalhe. Apesar de terem grande sensibilidade ao movimento e detectarem qualquer coisa que se mexa melhor do que nós, não conseguem ver nitidamente objetos que lhes estejam próximos.

Explicando de uma forma prática, enquanto os olhos dos gatos estão preparados para detetar o movimento de um rato mesmo que ele esteja num canto do seu campo de visão, assim que o gato o apanhar com as suas patas deixa de ser nítido. No final de contas, é mais importante apanhá-lo do que observá-lo.

Os nossos amigos peludinhos conseguem ter uma visão panorâmica que capta até cerca de 200º (os humanos vêm a cerca de 180º).

Os gatos vêem a cores?

Os olhos dos gatos conseguem ver apenas algumas cores

A resposta a esta pergunta ainda não é definitiva, pois é uma questão que continua em estudo. Alguns estudos efetuados afirmam que os gatos não conseguem distinguir cores, contudo outros estudos mais recentes comprovam que os nossos amigos conseguem distinguir algumas cores (de preferência cores chamativas), desde que estas estejam relativamente perto dos seus olhos.

Os gatos parecem responder a cores como violeta, azul, verde e amarelo, enquanto que o vermelho, o laranja e o castanho parecem estar fora do alcance dos olhos dos gatos.

Consegue ver se o seu filhote está bem através dos olhinhos?

Os olhos dos gatos podem ser um indicador de algum problema de saúde

Os olhos dos gatos conseguem transmitir quando eles estão doentinhos. Na constituição do olho do seu menino está presente a membrana de nictação, esta membrana fecha parcialmente quando ele está doente.

Para saber se o gatinho está doente ou não através dos olhos verifique se ele têm alguns destes sintomas:

A membrana de nictação parcialmente fechada;
Os olhos a lacrimejar;
Observar se têm uma pequena membrana fora do normal. Caso essa membrana exista, tente observar se esta é branca ou mais escura: caso seja mais escura é sinal que o gatinho está com problemas, se a membrana for branca é sinal que o seu gatinho tem febre.
Estes são os principais sintomas que os gatinhos apresentam e que consegue ver através dos olhinhos deles, esteja atento às modificações dos olhos dele e também do seu organismo e comportamento, pois não é apenas através dos olhos que eles mostram se estão ou não doentes.

Os gatos comunicam com os olhos?

Um piscar de olhos prolongado é um sinal de afecto do e para o seu gato

Muitos donos e entusiastas dos pequenos felinos suspeitam que os gatos têm formas de comunicação através do seu olhar. Por exemplo, se piscarmos lentamente os olhos a um gato, é algo provável que ele pisque os seus olhos em resposta. Se o seu gatinho estiver a olhar para si e piscar lentamente os olhos, é um sinal de afecto dele para consigo – retribua o gesto para com o seu menino. Algumas pessoas são também da opinião que piscar os olhos a um gato arisco ajuda a acalmá-lo, transmitir-lhe tranquilidade e carinho.

Este tipo de comunicação, embora não totalmente esclarecida, parece funcionar apenas de gato para humano (e vice-versa) e não de gato para gato.

De forma oposta, olhar fixamente para um gato durante muito tempo faz com que o menino se sinta ameaçado ou no mínimo desconfortável. Isto pode explicar um comportamento curioso dos bichanos: num espaço com várias pessoas, tendem a aproximar-se mais daquelas que menos gostam de gatos, porque as que gostam têm a tendência de olhar fixamente para eles, o que os incomoda, ao contrário das pessoas que não gostam ou não ligam aos gatos e que não estarão interessadas em olhar para eles.

Curiosidades sobre os olhos dos gatos

Em relação ao tamanho do corpo, os olhos dos gatos são os maiores entre todos os mamíferos. Em proporção, se tivéssemos os olhos do mesmo tamanho, estes teriam quase 20 centímetros de diâmetro;
Um gato branco com um olho azul, poderá ser surdo do ouvido que ficar do lado desse olho. Se ambos os olhos forem azuis, o gato poderá ser surdo dos dois ouvidos, mas é errado pensar-se que todos os gatos brancos de olhos azuis sofrem de surdez;
Todos os gatos nascem com os olhos azuis. Por volta da quinta ou sexta semana de vida a cor muda, podendo também ficar sempre azuis.
Características dos Gatos

Escrito por Carlos Gandra

O gato tem 244 ossos e 512 músculos, o que o torna num animal extremamente bem desenvolvido. As suas capacidades físicas e os sentidos apurados conferem-lhes agilidade, velocidade e flexibilidade. O gato consegue virar-se e mexer-se de qualquer maneira desde a cabeça até ás patas posteriores. Consegue esticar totalmente o corpo e virar a cabeça 180 graus. As patas dianteiras estão providas de 5 dedos, enquanto que as traseiras têm 4. As características das patas permitem ao gato andar sem fazer o mínimo de ruído e ter um equilíbrio fora do comum. Para não gastar desnecessariamente as unhas, o gato contrai as garras.



O cuidado que um gato tem consigo mesmo é enorme. A sua higiene corporal é única, para além de que mantém sempre as suas unhas afiadas para qualquer situação.

De uma posição totalmente imobilizada, o gato tem a capacidade de saltar para todos os lados. Em altura, consegue saltar até 5 vezes o seu tamanho corporal, atingindo com facilidade um salto de 2 metros. Em queda, o gato tem a capacidade de articular o seu corpo de forma a não sofrer com o impacto, bem como atingir rapidamente o equilíbrio, usando a cauda.

Quase não existem obstáculos naturais para um gato. No entanto, este animal tem uma “falha” nas suas aventuras. É que, o gato tem uma grande capacidade para subir, trepar, saltar, para além de adorar as alturas. Mas o gato tem uma terrível dificuldade em descer!

É por isso que muitas vezes é necessário auxilio humano para, por exemplo, tirar um gato de uma árvore, árvore essa que ele sobe com facilidade.

O gato tem 30 dentes em maxilas fortes. Os mais importantes são os 4 caninos, que demonstram os seus ares de caçador. O gato possuí mais 12 dentes incisivos e 14 molares.

http://www.mundodosanimais.pt/

Nenhum comentário: