sábado, 6 de junho de 2015

Como melhorar a concentração

Publicado por Fatima dos Anjos em 6 junho 2015 às 22:24 em O PODER DA MENTE

Nesta lição aprenderemos como melhorar a concentração, uma vez que a concentração é de fundamental importância para o que aprendemos neste curso e também para a nossa vida cotidiana.

No curso algumas técnicas para serem executadas necessitam de uma boa capacidade de concentração e imaginação.
São, por exemplo, os casos das técnicas de relaxamento e meditação.

Ter capacidade de concentração é essencial para obter resultados nas práticas que estamos aprendendo no curso, por isso é extremamente importante que consigamos, com a disciplina que aprenderemos nesta lição, melhorar a nossa capacidade de concentração em nosso dia a dia.

Mas afinal, o que é exatamente concentração?
Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é capacidade de direcionar a atenção para um único ponto.
Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo, ou uma única imagem mental.
Se, por exemplo, estamos tentando imaginar algo e em nossa mente está passando uma sucessão de pensamentos, vozes e imagens, então não estamos concentrados em nada.

E como fazer para melhorar a concentração?
Para melhorar a concentração precisamos nos disciplinar para isto, ou seja, adotar certos hábitos em nosso dia a dia que contribuam para aumentar gradualmente nossa capacidade de concentração.

Dessa forma, quando fizermos uma prática, seja de relaxamento, meditação, etc., será muito fácil nos concentrarmos porque em nosso dia a dia nos acostumamos a fazer tudo com concentração.
Além disso, ter o hábito de fazer tudo com concentração também nos ajudará no desempenho das tarefas do cotidiano, seja em casa, no trabalho, nos estudos, etc.

Disciplina para melhorar a concentração.

A seguir veremos algumas dicas simples, as quais se implantadas em nosso dia a dia, nos ajudarão a desenvolver a capacidade de concentração:

Primeiramente deve estar bem claro que só podemos fazer uma coisa de cada vez, e quando estivermos fazendo uma atividade devemos ter toda nossa atenção voltada somente a ela.
Isso pode parecer óbvio, mas o mais comum é que uma pessoa faça uma determinada atividade e esteja pensando na próxima que precisará fazer depois.
Dedique o tempo que for necessário para concluir uma determinada atividade que esteja fazendo e, somente após concluí-la, passe para uma próxima atividade, e assim sucessivamente até terminar o seu dia.
Faça seus movimentos com concentração. Estamos muito acostumados a fazer as atividades de forma mecânica, isto é, fazendo determinados movimentos sem prestar atenção, e pensando em outras coisas que não tem relação alguma com o que estamos fazendo.
Situações muitos comuns onde isto ocorre é quando estamos tomando banho, escovando os dentes, dirigindo o carro, etc.
É claro que quando tentarmos nos concentrar em algo nossa mente tentará desviar para outros pensamentos, já que nunca foi submetida a uma disciplina. Quando isto ocorrer devemos trazer nossa atenção imediatamente para onde estávamos concentrados, tantas vezes quanto for necessário.
Se os pensamentos estão insistindo demais em atrapalhar a concentração podemos também lhes aplicar a morte psicológica, pois cada pensamento destes é um eu, um defeito psicológico e, portanto podem ser eliminados.
Seguindo essa disciplina você conseguirá seguramente melhorar muito a sua capacidade de concentração.
Mas não se esqueça que só conseguirá resultados com prática e continuidade.

http://www.divinaciencia.com/course/s/c/11-como-melhorar-a-concentr...

Nenhum comentário: