terça-feira, 16 de junho de 2015

O Caminho do guerreiro

(do livro "Atravessando o Portal do Tempo", de Conceição Aguilar)

“As pessoas são como saquinhos de chá.
Você descobre o quanto são fortes quando os coloca na água quente”.

O caminho do guerreiro exige que respeitemos e honremos nossos limites e determinações, bem como os limites e determinações dos outros.
Nossa capacidade de responder impecavelmente e com integridade aos acontecimentos é o que nos traz à arena do Guerreiro.
Responsabilidade e disciplina são as suas armas, guerreiro!
Responsabilidade não é apenas a capacidade de responder ao que nos acontece, é também a capacidade de sustentarmos nossas ações e sermos responsáveis por tudo que fazemos e deixamos de fazer.
Disciplina é o processo de encarar a vida de frente e agir sem precipitação. Isso significa “ser discípulo de si mesmo”. Assim honramos nosso próprio ritmo, nosso “ir-passo-a-passo” natural.

Responsabilidade e disciplina devem estar a serviço da estrutura e da função. Lembrando que estrutura ou formalidade em excesso podem levar à rigidez e à calcificação, assim como, muita funcionalidade ou criatividade a esmo levam ao caos. O equilíbrio pode ser expresso pela metáfora da haste de bambú – a capacidade de permanecer firme, mesmo quando vergada.
Ser Guerreiro não significa nem vencer, nem mesmo ser bem sucedido. Significa arriscar e falhar, e arriscar e falhar de novo, enquanto viver, como um verdadeiro líder.

Na liderança existem três “não”:
. quando houver muito a fazer, não tenha medo;
. quando nada houver a fazer, não se precipite;
. não fale sobre opiniões do certo ou errado
Um Líder que consiga ser bem sucedido nessas coisas não se deixará confundir ou iludir por coisas exteriores estando assim pronto para o uso correto do Poder.
Existem, universalmente 3 tipos de Poder: o poder da presença, o poder da comunicação e o poder do posicionamento.
O Poder da Presença significa sermos capazes de trazer à frente às quatro inteligências: a mental, a emocional, a espiritual e a física. Quem possui esse Poder é identificado como uma personalidade carismática ou magnética. Atrai e cativa nosso interesse mesmo antes de falar.
O Poder da comunicação efetiva e habilidosa alinha conteúdo, timing e contexto. Comunicação estrondosa anuncia grande conteúdo, mas pobre em timing e contexto. A comunicação confusa apresenta bom timing e contexto, mas é pobre em conteúdo e em geral, tem como efeito a incongruência entre palavras e comportamentos.
Atenção aos ingredientes essenciais: escolha das palavras, do tom e da expressão não verbal.
O Poder do posicionamento demonstra o desejo do Guerreiro tomar uma posição firme. Capacidade de fazer os demais saberem onde nós nos colocamos e onde não, o que defendemos e de que maneira respondemos por nós mesmos.
Ser cheio de Poder – poderoso – é a instância natural de tolerância, respeito e imparcialidade do caminho do Guerreiro.

“Fama ou integridade: o que é mais importante?
Dinheiro ou felicidade: o que é mais valioso?
Sucesso ou derrota: o que é mais destrutivo?
Dominar os outros é força: dominar a ti mesmo é o verdadeiro Poder.
Quando te contentares em ser apenas tu mesmo, e não te comparares nem competires, todos te respeitarão.” ( Lao Tsé, Tao Te Ching)

Arquétipo do Guerreiro

Habilidades do Guerreiro
• Honrar e respeitar -
• Alinhamento entre palavras e ações
• Respeitar limites e determinações
• Ser responsável e disciplinado
• Demonstrar uso correto do Poder
• Três NÃO da liderança

Aspectos sombra do Guerreiro
• Rebeldia
• Questões de autoridade
• Comportamentos de invisibilidade: esconder-se, reprimir-se, atuar por trás dos bastidores, esconder-se por trás de pessoas de poder

Como está o desenvolvimento do seu “Guerreiro Interior?
1. O que é bom, verdadeiro e belo em mim é tão forte quanto o que me
sussurra que às vezes sou medíocre?
2. Em que ponto da minha vida parei de dançar ou de cantar? Parei de me
encantar com as histórias e metáforas que ouço?
3. Quais os líderes e pessoas que corporificaram o “espírito do guerreiro”?
Que me inspiraram e foram fonte de força na minha história?
4. Quais foram as pessoas que me agradeceram por minha capacidade de
liderança? Quem me escolheu para fazer parte do seu time?
5. Quais foram meus maiores desafios? De que maneira lidei com eles?
Em que ponto comecei a encará-los com todo o Poder em vez de evitá-los ou encolher-me de medo? ( o Guerreiro nos ensina que quando vamos com nosso pleno poder ao encontro do desafio, colocamos em ação nossa capacidade de liderança e talentos que são parte de nós, do nosso “Eu Sou”. Quando encaramos os desafios com medo, então experimentamos o lado sombra do guerreiro.
6. Das três forças universais ( a força da presença, da comunicação e do
posicionamento), quais as que estão desenvolvidas e quais não? E o que você pode fazer para desenvolver as que não estão ainda no ponto?
7. Que capacidades específicas de liderança possuo? Como demonstro
com minha família ou na vida profissional?
8. Quando perdi meu poder? Que tipo de pessoa ou situação aumenta
minha falta de coragem? Onde e com quem Eu não sou Eu?
9. Onde atuo com auto-suficiência, tomo posições firmes e sei o que quero
e o que não quero?

10. Que Partes de mim encontram-se agora em luta entre si? Qual o
maior conflito que, de maneira geral se apresenta em minha vida?
Onde em minha vida crio maiores desentendimentos? Eu digo o que
quero dizer e faço o que digo ou jogo conversa fora?
11. Como reajo quando há muito a fazer? Com equilíbrio? Centrado?
12. De que modo dedico honra e respeito a mim mesmo ? E aos outros?
13. Sou responsável e digno de confiança? Sou disciplinado?
14. Qual é a minha ligação com a natureza em geral? Passo ao menos uma
hora por dia ao ar livre? Algum animal me passa poder? Qual?
15. Qual aspecto sombra do Guerreiro já experimentei? Em que situação
fui um rebelde, tive problemas de autoridade ou fui uma vítima?

.......externamente, ele está em prontidão para atender a qualquer chamado ao serviço e interiormente, ele se esforça para cumprir o “Caminho”.... Dentro de seu coração ele guarda os rumos da Paz, mas por fora mantém suas armas prontas para serem usadas. (Ryusaku Tsunoda)

Nunca perca tempo com pessoas que não o respeitam. (provérbio Maori)

Ninguém se machuca ao fazer a coisa certa. (provérbio havaiano)

“O que significa ser promovido a uma posição de liderança? Significa que agora temos autoridade para servir aos outros de maneira especial”.

Faz parte do Caminho do Guerreiro abraçar tanto a força como a fraqueza. Aceitando todas as partes do seu Ser. Isto te torna mais capaz participar plenamente da vida e da “Grande Obra”. Como disse Joana D’Arc,, “E m nome de Deus! Avancemos com bravura!

Nenhum comentário: