sexta-feira, 3 de julho de 2015

Encontre cálcio no alimentos vegetais


Publicado por Fatima dos Anjos em 3 julho 2015 às 10:53 em Vegetariano, por Amor


Quando uma pessoa pensa em tornar-se vegetariana, o primeiro drama que ela precisa resolver é o da suposta deficiência de proteínas… Depois vêm outros dramas, tais como as supostas deficiências de ferro, zinco, vitamina b12, cálcio, ente outras.
Hoje vamos tratar mais especificamente sobre o Cálcio. Muitos acreditam que as maiores fontes de cálcio estão no leite e seus derivados e por isso entendem que não podem deixar de usar estes ingredientes em suas dietas. Com certeza é possível retirar Cálcio do leite e derivados, mas é importante saber que esta não é única opção e, de longe, também não é a melhor opção.
Antes de qualquer coisa é importante entender que o Cálcio é um elemento mineral básico e sua maior fonte está em folhas, raízes e sementes, uma vez que as plantas o absorvem do solo. Isso faz muito sentido quando pensamos que são destas fontes, que os animais herbívoros, como a vaca, por exemplo, retiram sua fonte de cálcio. Pensando nisso acho que podemos deixar as vacas de lado e irmos direto as fontes vegetais para também conseguirmos o nosso cálcio, não é mesmo? Se grandes animais obtém todo o cálcio para formação de seus ossos, sem auxílio de lacticínios (tomando apenas o leite materno até o desmame), você não acha que as plantas podem resolver nossas necessidades de cálcio também? Com certeza sim!
Uma coisa que não se fala sobre o Cálcio é que ele não apenas entra em nosso organismo, ele também sai. O que faz o Cálcio sair do nosso organismo é uma alimentação altamente acidificante, ou seja, rica em proteínas animais. Por isso que na cultura ocidental vemos aumentar cada vez mais a ingestão de cálcio e ainda assim ter pessoas cada vez mais com problemas de osteoporose. Quando temos uma alimentação alcalinizante, ou seja, sem produtos de origem animal, o cálcio ingerido na proporção certa será bem melhor aproveitado pelo organismo. Por tanto, o plano alimentar não deve ser o aumento da ingestão de cálcio através de leites, derivados e suplementos, mas sim evitar a perda desse e de outros nutrientes, mantendo-se longe de qualquer proteína animal.
Ainda é importante lembrar que os ossos não são feitos apenas de Cálcio, mas de vários outros minerais e vitaminas, por isso muitas outras coisas devem ser levadas em consideração para manter a saúde óssea que não apenas a ingestão de um único nutriente. Frutas e vegetais contêm todos os nutrientes essenciais para a formação de ossos fortes, desde que não sofram interferência das proteínas animais.
Se você desconhece quais vegetais são ricos em cálcio, deixaremos uma lista deles aqui para auxiliar em suas escolhas alimentares fazendo-as cada vez mais adequada:
- Soja e seus derivados (tofu e leite de soja)
- Brócolis
- Couve
- Espinafre
- Feijão branco
- Grão de bico
- Quiabo
- Beterraba
- Repolho
- Batata – Doce
- Aveia
- Linhaça
Fonte da Pesquisa: Saúde Nua e Crua – Alimentos na Prevenção e Cura de Doenças, Peso Ideal e Qualidade de Vida / Marcia Lobo Vidoto. 3. ed. Cotia, SP: Ed. Do Autor, 2015.

Nenhum comentário: