quarta-feira, 8 de julho de 2015

O Preenchimento é Interno – Ame a si mesmo.

Publicado por Fatima dos Anjos em 28 junho 2015 às 16:36 em ECOLOGIA INTERIOR

O dia em que você adquirir amor por si próprio, ou seja, se amar da forma como merece, nenhuma pessoa que se aproximar de ti conseguirá te amar menos do que isso. Você não irá receber Amor de fora enquanto não for Amor por dentro.
Ao longo dos anos tenho tido cada vez mais certeza de que o verdadeiro buraco, aquele que impede a pessoa de viver o Amor e de ter a vida que ela deseja, é a sua falta de Amor por si mesma. O ser humano vive numa busca incessante a procura do ”Amor Verdadeiro”. Ele busca qualquer coisa que possa lhe trazer prazer e preenchimento, a fim de reprimir a dor sentida pela solidão, ao invés vez de buscar sua Completude Interior.

É interessante pensar como a palavra AMOR vem de um conceito com foco no que é exterior a nós. Quase sempre falamos e pensamos no Amor associado a alguém ou a algo fora de nós. A verdade é que amamos condicionalmente. E, assim, a força do nosso amor fica na troca. Eu dou, logo recebo. Se recebo, então dou. Na maioria das vezes apenas damos, é verdade. Porém, como ”regra”, esperamos alguma reciprocidade no Amor.

Confirmo, cada vez mais, minha certeza de que a raiz de nossos problemas está mesmo na falta de Amor. Não o Amor de ”fora”. A falta que está nos destruindo é do Amor de ”dentro”. Este é o maior Amor do mundo. O Amor-próprio. O Amor que devotamos a nós mesmos e que vai além daquilo que lemos em matérias de revistas. Tudo se realiza, primeiro, dentro de você. Ele é, portanto, incondicional. Nele eu me amo com todo o meu bem e com todo o meu mal. Com todos os meus erros e as minhas dificuldades, em todas as vezes que faço algo de que não me orgulho. Com aceitação verdadeira.

Reflita: Não há como amar alguém sem que antes de tudo você se ame IMENSAMENTE mais.

O problema é que procuramos continuamente por uma companhia, existindo uma carência de amor-próprio, uma ansiedade sem fim. E essa dependência e apego ao outro se tornam cada vez mais prejudiciais para a alma. Sentimentos de possessividade são gerados, o Ego e todas os desequilíbrios que ele traz se fortalecem, e o distanciamento do ser com sua alma, aumenta. Ser dependente de alguém para ser feliz é a maior cilada já inventada pelo Ego. Quem depende do outro não o ama em sua essência, apenas o usufrui.

Conheci gente demais em tempos errados demais. Hoje, percebo o quanto estive errada em cultivar mais expectativas do que a mim mesma. “Só é feliz a dois quem já feliz sozinho”. SIM! E descobrir-se é a primeira etapa do processo “Amar”. Amar quem você é, na essência. No entanto, infelizmente, passamos a vida toda achando que podemos nos unir a outras pessoas antes de nos unirmos a nós mesmos. E eu te digo: isso é absolutamente impossível.

Você não irá receber Amor de fora enquanto não for Amor por dentro.

Entenda que estar só não significa necessariamente não ter um par. Estar só é sentir-se solitário, sozinho numa situação da vida. Você pode se sentir só até ao lado do amor da sua vida, simplesmente por não estar dando conta de si mesmo. O outro não tem a obrigação te te completar. Osho já dizia: ”O preenchimento é interno”. Você é quem deve se preencher completamente para, então, satisfazer uma pessoa. Esse é o segredo. Se amar incondicionalmente lhe fará ser amado exatamente na medida que deseja e precisa. Amar a si mesmo é um requisito essencial para que o ser humano possa vivenciar a felicidade. ”Quem não é um bom ímpar, possivelmente não será um bom par”.

A pessoa que ama a si mesma descobre que não existe nenhum Ego nela. Respeita seu corpo e suas limitações. Remove de si tudo o que não serve, tudo o que trava, e tudo o que leva pra trás. O que não acrescenta, é deletado. Ama-se sem esperar nada em troca, ama-se simplesmente porque esse Amor faz bem. E eu te digo, por experiência já vivida:

O dia em que você adquirir amor por si próprio, ou seja, se amar da forma como merece, nenhuma pessoa que se aproximar de ti conseguirá te amar menos do que isso.

A ideia de que só seremos plenos e realizados se tivermos uma companhia é baseada numa inverdade. Viver acreditando no fato de que só se é feliz estando em uma relação a dois, já se pré determina que seremos dependentes do outro. A primeira vez que busquei encontrar-me comigo mesma gostei tanto de quem conheci, que resolvi andar junto, resolvi andar DENTRO. Hoje não sou mais imediatista quando me faço companhia. Hoje eu respeito o meu próprio tempo. É fascinante a liberdade de ser exuberante e transformar o corpo em Templo. Eu nasci apaixonada pelo Amor, mas só agora, me fazendo companhia, é que ele deixou de ser uma palavra para se tornar uma experiência.

O primeiro passo é você criar energia ao redor de si mesmo. Ame seu corpo e ame sua mente. Ame todo seu mecanismo, todo seu organismo. ”Por amor” significa: “Aceite isso como isso é, e não se reprima.” Depois que você aprender a se amar da forma que merece, passará a ter amor de verdade pra oferecer.

Primeiro você ficará consciente da fragrância que está surgindo em você e da luz que nasceu em você. E então, Amar se tornará a sua natureza. Seja presente! Presença é desenvolver o hábito do auto-conhecimento. Nos aceitar com todas as qualidades e defeitos. O fato de estarmos vivendo no agora, em Amor e respeito ao nosso ser, nos transforma em uma pessoa pronta para amar dentro de um relacionamento.

O que conhecemos em nossa ignorância chama-se ”Relacionamento”. E o que conhecemos em nossa consciência, significa:

Não é que eu Ame você. É que Eu sou o Amor.

É preciso compreender a diferença.

”Ame a si mesmo e Observe…”

fonte: filosomvida.wordpress.com

por: Caroline Zanon

Nenhum comentário: