domingo, 16 de agosto de 2015

A depressão é um sintoma da desconexão com a essência

Pergunta: Gratidão Prem Baba, por estar aqui. Eu queria pedir uma luz para você através de um assunto que eu acredito que seja considerado de um dos grandes males do século que é a depressão que é justamente algo que envolve o físico, o mental e o espiritual. Acredito que é um desequilíbrio. Eu queria ouvir a sua opinião e qual a melhor forma da pessoa passar por isso?

Prem Baba:

" Pois é minha amada. É de fato, talvez um dos grandes males deste século.

A depressão é um sintoma da desconexão com a essência.

Desconexão com o potencial da alma.

Outro sintoma que pode caminhar junto com a depressão é a ansiedade, vergonha, insegurança, pânico. Esses são alguns dos sintomas visíveis que a gente pode mensurar.

São sintomas relacionados com o distanciamento do propósito, da razão de estar aqui. Em algum momento a entidade humana em evolução acabou tendo que usar uma máscara, tendo que fingir ser o que ela não é e acabou acreditando naquilo que ela criou para poder viver.

Em alguns casos, criou uma cisão com a essência. Rompeu.

Às vezes a cisão é tão grande que a pessoa não tem nem mesmo uma referência de quem ela é, de quem habita este corpo e do que ela veio fazer aqui.

Esse rompimento começa a ter desdobramentos. Um dos desdobramentos é alteração da química cerebral. Em alguns casos a pessoa precisa de ser medicada, precisa de acompanhamento médico para conseguir não se perder de vez.

Aí, quem sabe, ela tem um respiro para continuar o processo de autoconhecimento, o processo de busca e poder encontrar o que ela perdeu em algum momento.

A depressão, quanto mais profunda, significa que a pessoa se perdeu, ou melhor, perdeu ela, perdeu a essência em algum lugar.

Consequentemente não consegue colocar os dons e os talentos a serviço do Supremo, a serviço do amor maior.

É só quando você consegue colocar os dons e os talentos a serviço do Supremo, do amor maior, é que você se liberta da angustia, da solidão, do isolamento.

Dons e talentos estão intimamente relacionados com o propósito da alma.

Ela veio aqui para fazer algo. Se por alguma razão ela não consegue fazer o que ela tem para fazer, ela entra em depressão. O que impede ela de fazer o que ela tem que fazer?

Choques de humilhação, de abandono, de rejeição, trauma que faz com que em algum momento a pessoa precise uma máscara para se proteger e perde contato com a essência dela.

Precisa de ajuda para se encontrar. Normalmente a pessoa que está muito deprimida, precisa de ajuda de um terapeuta, de um médico. E chega um estágio que nem o médico e nem o terapeuta podem ajudar mais.

Chega um momento que só um Mestre Espiritual pode ajuda-la a se alinhar com o dharma, a lei universal, com o caminho do coração, com o propósito maior da vida.

Prem Baba

Fonte: http://www.sriprembaba.org/

Nenhum comentário: