quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O que é Nirvana? - Osho

O que é Nirvana? - Osho
Pergunta: Amado Osho, o que é Nirvana?

Osho: Nirvana é essa estória…essa ancestral estória Budista:

Uma jovem mulher excepcionalmente bela, Enyadatta, não gostou nada do que viu quando olhou para si mesma no espelho. Ela estava um pouco perturbada mentalmente , como todos os seres humanos estão. Quando numa manhã ela se olhou no espelho, a figura naquele vidro não tinha cabeça.

Enyadatta ficou histérica e saiu correndo pela redondeza gritando “Minha cabeça está desaparecida, onde está a minha cabeça? Quem tem a minha cabeça?
Vou morrer se eu não encontrá-la! ”

Mesmo que todo mundo garantisse a Enyadatta que sua cabeça estava em seus ombros, ela se recusava a acreditar nas pessoas. Toda vez que ela se olhava no
espelho, sua cabeça não estava lá, então ela continuou sua busca frenética, gritando e gritando por ajuda.

Temendo por sua sanidade, amigos e parentes de Enyadatta arrastaram-a para casa e a amarraram numa pilastra para que ela não se machucasse.
Amigos de Enyadatta continuavam a afirmar que sua cabeça ainda estava em seus ombros e, lentamente, ela começou a se perguntar se eles podiam estar dizendo a verdade.

De repente, um de seus amigos bateu em sua cabeça de uma forma mais intensa. Ela gritou de dor, e seu amigo exclamou ‘Essa é a sua cabeça! Ela existe! ‘

Enyadatta imediatamente percebeu que ela tinha de alguma forma se iludido em pensar que ela não tinha cabeça, quando, na verdade, ela sempre teve.

Assim é com o Nirvana. Você nunca esteve fora dele. Você nunca esteve longe dele. Ele está em você; você está nele. Ele já é o caso, você tem apenas de se
tornar um pouco mais alerta. Você precisa de uma batida na sua cabeça.

A cabeça está lá. Você não pode vê-la, porque você está olhando na direção errada ou em um espelho errado. Você não pode vê-la, porque você não tem a
clareza de ver.

Caso contrário, o Nirvana não é um objetivo em algum lugar, não é a vida depois; é aqui e agora. Nirvana é o material que está feito. É em cada célula, é em cada fibra do seu ser. É você. É necessário apenas uma lembrança."
Osho em Eu sou a porta
http://ventosdepaz.blogspot.pt/

Nenhum comentário: