segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Saúde - Benefícios da Batata Baroa

A batata baroa (Arracacia xanthorrhiza), também conhecida como cenoura amarela, mandioquinha ou batata salsa, é um hortaliça bastante comum na mesa dos brasileiros. Seu aspecto externo lembra realmente a cenoura, só que com uma cor bege amarelada. Depois de cozida, ela lembra mais a mandioca, mas tem um sabor mais marcante e a massa bem amarela. Assim como a batata, a baroa é um tubérculo.
Essa combinação de características explica porque o porquê de tantos, mas não importa muito do que a baroa é chamada, mas sim seus benefícios para a nossa saúde.

Nutrientes da Mandioquinha

Batata baroa
Assim como outros alimentos com coloração amarela, a baroa é rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante que favorece a absorção de vitamina A. Por causa dessa substância, a mandioquinha é muito boa para melhorar a visão, além de fortalecer os cabelos e unhas. Ela também contém vitamina C, conhecida por melhorar a imunidade, e vitaminas do complexo B, fundamentais para os tecidos.
Os minerais também são encontrados em boas quantidades na baroa, sobretudo ferro, magnésio, zinco, manganês fósforo e cálcio. Ela ainda possui boa quantidade de fibras alimentares e garante energia graça à presença dos carboidratos. Em 100 g do alimento temos, em média, 125kcal, o que não é muito, se pensarmos nos bons nutrientes que ele oferece.
Benefícios Para a Saúde

Os nutricionistas estimulam o consumo da baroa porque ela traz diversos benefícios para a saúde. Por conter antioxidantes, ela previne o envelhecimento celular precoce e melhora o funcionamento do organismo como um todo. As vitaminas aumentam a imunidade, tornando o corpo mais forte contra diversos tipos de doenças.
As fibras solúveis são ótimas para ajudar no controle do colesterol, porque tornam a absorção de gorduras pelo organismo mais lenta. Esse tipo de fibra também contribui para o emagrecimento porque reduz o apetite. Outro componente benéfico é o potássio, que tem papel fundamental no controle da hipertensão. De modo mais geral, é possível dizer que todos os nutrientes contidos na baroa são importante para a nossa saúde.
Como consumir?

A ingestão diária de 100 g de baroa é o suficiente para se aproveitar todos os benefício acima. No entanto, como outros alimentos também possuem nutrientes essenciais, o ideal é variar na alimentação, incluindo a baroa frequentemente. A única contraindicação é para os diabéticos, por causa do amido do tubérculo. Para quem tem a glicose alta, é importante conversar com o nutricionista sobre o consumo da baroa.
A baroa cozida é um pouco menos nutritiva que o alimento cru, porém quase todas as substâncias são razoavelmente preservadas com o cozimento. Ela pode ser consumida como ensopado, aproveitando o caldo rico em nutriente em que foi cozida. Outra boa opção é cozinhar no vapor para garantir que os benefícios não se percam.

Nenhum comentário: