quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Paramahansa Yogananda: breve resumo de sua vida, obra e Missão Espiritual.

Anima Mundhy

paramahansa-yoganda

Eu tenho aprendido muito com os ensinamentos de Yogananda, especialmente no que se refere à meditação e ao “controle da mente”, através de Afirmações.

Eu postei no Blog Anima Mundhy: As fantásticas ideias de Yogananda e, desde então, tenho recebido perguntas sobre este adorável Ser Divino.

Inspirada pela curiosidade dos meus leitores, eu faço aqui um breve – muito breve mesmo – resumo sobre Paramahansa Yogananda, sua vida, Missão Espiritual e seu caminho na Terra.

Se você deseja conhecer a sua história mais detalhadamente, eu indico a leitura do livro: “Autobiografia de Um Iogue”, publicado pela primeira vez em 1946, e ampliado por ele próprio, em 1951. Um livro que ainda hoje é um “best seller” no mundo todo.

Eu considero Yogananda como um Avatar na Terra, pois trouxe novas ideias que modificaram, para muitos, a maneira de relacionar-se com a religião e de perceber Deus e a si mesmo.

E, especialmente, Yogananda conseguiu, de forma maravilhosa, iniciar um debate sobre Religião e Ciência, trazendo para o ocidente diversos ensinamentos da Índia, todos atualizados por Ele, a partir da sua inovadora visão de Deus e do mundo espiritual.

Yogananda esteve muito a frente de seu tempo, sendo que muitos dos seus ensinamentos ainda não foram compreendidos por muitos.

Desejo que a leitura deste post inspire você também.

Luz e Paz,

Tania Resende



Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda recebeu ao nascer, o nome de Mukunda Lal Ghosh. Nasceu em 5 de janeiro de 1893, em Gorakhpur, Índia, numa família que cumpria as regras da devoção hindu, na época.

Conta-se que desde os seus primeiros anos, Yogananda mostrou ser dotado de uma mente diferente, expressando muito conhecimento e experiência espiritual, levando aqueles que com Ele conviviam o considerarem como um Ser que estava muito além do comum.

Cresceu cercado de gurus e mestres iogues, com quem aprendeu a meditação e os princípios da ioga.


Em Meditação, o chamado para o ocidente

Yogananda e Sri Yukteswar
Yogananda e Sri Yukteswar

Certo dia, em meditação, Yogananda recebeu um chamado para vir ao ocidente e, em 1920, aproveitando um convite para participar como representante da Índia em um Congresso de Líderes Religiosos, em Boston, Yogananda rumou para os Estados Unidos, onde permaneceu até sua morte física.

O seu discurso no Congresso trazia o tema “A Ciência da Religião“. E por este, ele foi aplaudido por todos e foi recebido com muito entusiasmo na América. Yogananda foi convidado a dar uma série de outras palestras, em diversas cidades americanas.



Yogananda e a Self-Realization Fellowship

Ainda em 1920, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir os seus ensinamentos de ioga, a antiga ciência e filosofia da Índia, uma instituição sem fins lucrativos que rapidamente cresceu e se espalhou para todas as partes do mundo, existindo até os dias de hoje.



Vida e Mensagens de Yogananda

Paramahansa Yogananda devotou sua vida a ajudar pessoas de todas as raças, culturas e credos, ensinando-as a manifestar em suas vidas, a beleza, a nobreza e a verdadeira Divindade do Espírito humano.

para yoga
É considerado um pioneiro a divulgar e a estimular a prática da meditação e a difundir as técnicas de Kriya Yoga.

A essência da mensagem de Paramahansa Yogananda é: podemos realizar que a imagem de Deus, está dentro de nós e de todas as pessoas, e podemos atingir essa consciência, através da meditação científica e devocional.

Yogananda nos deixou um exemplo de vida em comunhão com Deus, com Amor Fraternal entre todos.



Morte física repleta de fenômenos “sobrenaturais”!

Em 7 de março de 1952, Yogananda deixa conscientemente seu corpo físico e sua passagem foi marcada por um fenômeno incrível: vinte dias após a sua morte, seu corpo continuava sem qualquer indício de decomposição e sua face permanecia inalterada.

– “Nenhuma desintegração física era visível no corpo, mesmo vinte dias depois da morte. Este estado de preservação perfeita de um corpo é, tanto quanto sabemos, é incomparável! O corpo de Yogananda estava aparentemente em um fenomenal estado de imutabilidade!” (citação do Diretor do Forest Lawn Memorial-Park)

Pouco antes de deixar o corpo físico, Yogananda mencionou uma frase que ficou eternizada até hoje: “Quando eu tiver partido, somente o Amor poderá me substituir”.



Frases de Yogananda

“O Homem não é importante pelo seu ego ou pela sua personalidade. O Homem é importante porque, como Alma, ele é parte de Deus.”

“A melhor coisa que você pode fazer para cultivar a verdadeira sabedoria é praticar a consciência de que o mundo é um sonho.”

“Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai.”

“Você é uma centelha da Chama Eterna. Você pode ocultar a centelha, mas jamais poderá destruí-la.”

“Um diamante terá menor valor, só por estar coberto de lama? Deus vê a beleza imutável da sua Alma. Ele sabe que nós não somos os nossos erros!”

“A humanidade está engajada numa eterna busca por que ela acredita que alguma coisa além lhe trará felicidade, preenchimento e eternidade. Para aquelas Almas que procuraram e encontraram Deus, a busca terminou: Ele é aquela Alguma Coisa Além!”

“Se você desistiu de ter a esperança de ser feliz um dia, alegre-se. Jamais perca a esperança. Sua Alma, reflexo do Espírito eternamente cheio de alegria, é, em essência, a própria felicidade.”

“Aprenda a ver Deus em todas as criaturas, de qualquer raça ou credo. Você saberá o que é o Amor Divino, quando começar a sentir sua unidade com cada ser; é este um exercício diário, mas não é impossível!”



Fonte de pesquisa: Self-Realization Fellowship

Nenhum comentário: