segunda-feira, 14 de março de 2016

Dharma

DHARMA COMO OBJETIVO HUMANO

Há uma terceira busca, Dharma, que não é nem Artha, segurança, nem Kama, prazer. Em Sânscrito, Dharma é uma palavra com muitos significados. Aqui, ela se refere a um sentido de harmonia, à satisfação vinda de ações altruístas como compartilhar ou ajudar outras pessoas. A busca do Dharma é diferente da de Artha e Kama, porque você normalmente não ajuda outros para obter segurança ou prazer. Quando você encontra alguém precisando de ajuda e você pode aliviar seu desconforto, você se sente feliz. A alegria que você experimenta não é igual ao prazer que você experimenta indo á algum lugar prazeiroso que se quer muito ou a um concerto.Um médico, que não trabalha apenas por ganhos financeiros, experimenta este tipo de prazer. Fazer trabalho de caridade tem um resultado similar. Aqueles que estão aptos a descobrir alegria neste tipo de serviço fazem isso, eu diria, por causa de uma certa maturidade e entendimento da parte deles.A satisfação que advém do processo de amadurecimento de alguém é um tipo diferente de alegria. Não machucar alguém ou fazer a coisa certa no momento certo, por exemplo, dá á você alegria – se não agora, depois. Fazendo uma alegoria,suponha que você tenha adiado fazer alguma coisa necessária do dia á dia ou algo para alguém á que prometemos coisas importantes . No dia em que você decide fazer isso – e faz isso – você descobre que há uma alegria em finalmente fazer o que devia ser feito, uma alegria que não é prazer nem segurança. É apenas fazer o que é para ser feito, isto é Dharma, que é a medida de sua maturidade, quanto mais maduro você é, mais dharmico você é. Para ser maduro, um entendimento do Dharma e estar de acordo com ele, torna-se da maior importância na vida de alguém.Então, sem ferir o Dharma, fazendo o que é para ser feito, você busca segurança e prazer.
Post relacionado;yoga-transformacao-e-a-historia-cosmica

MOKSHA É LIBERDADE

A quarta busca, Moksa, é liberdade ou liberação. Moksa é reconhecida como uma busca feita por poucas pessoas em qualquer geração. Porque uma certa apreciação, maturidade ou “insight” sobre a vida e suas lutas é necessária para entender Moksa;as pessoas não a buscam claramente, embora todo mundo esteja procurando liberdade, de fato.Embora nós geralmente pensemos em liberdade num sentido muito positivo, a palavra Moksa é definida num sentido negativo. Se há algo limitando você, do qual você quer tornar-se livre, esta liberdade é chamada Moksa. Por exemplo, um homem na prisão perdeu sua liberdade de movimento e quer liberdade da prisão. Se alguém está usando muletas por causa de uma fratura na perna, esse alguém deseja libertar-se das muletas. Da mesma forma, uma criança que precisa de ajuda ou da mão da mãe, quer livrar-se da ajuda externa e esforça-se para ficar de pé por si só. Da mesma forma, Moksa significa liberdade de algo que eu não quero. Que eu esteja ligado a formas particulares de segurança, revela um certo fato sobre mim mesmo – que eu sou inseguro e que desejo ser livre de qualquer senso de insegurança. Indo atrás de certas seguranças, eu não estou buscando as seguranças por elas mesmas. Eu estou procurando libertar-me de ser inseguro. Da mesma forma, quando procuro determinados prazeres que são muito efêmeros(sexo desregrado, álcool, drogas, satisfação do ego material),isso revela que eu estou agitado e não satisfeito comigo mesmo. Eu tenho que fazer alguma coisa para achar prazer, o que significa que eu quero ser livre do sentimento de insatisfação comigo mesmo.Se eu estou sempre procurando segurança e prazer, quando eu serei capaz de dizer “Eu consegui!”? Sómente quando eu me vejo como uma pessoa segura e satisfeita. Quando eu não mais sinto a necessidade de procurar prazeres e seguranças efêmeras , vazias e impermanentes, então eu posso dizer que sou livre.

Quando nós analisamos nossas várias buscas – segurança, prazer e até mesmo Dharma – nós descobrimos que não buscamos realmente nenhuma delas. Por fim, todos estão buscando apenas Moksa, porque liberação de qualquer tipo de sentimento de falta é o que procuramos em nossas buscas.Moksa não quer dizer salvação. De fato, não há nenhuma palavra em Sânscrito para salvação, o que é correto, já que salvação implica em certa “condenação”. Implica que alguém tenha que salvar você, o que não é o que significa Moksa. A palavra Moksa refere-se apenas a libertar-me da noção “Eu sou inseguro” e “Eu estou insatisfeito comigo mesmo”.Ser livre significa que eu devo ver a mim mesmo como seguro e estar satisfeito comigo mesmo, como eu sou. Sómente assim eu serei livre. Se eu estou seguro e satisfeito comigo mesmo, todas as outras buscas tornam-se secundárias porque eu não necessito de segurança ou mudanças de situação para estar seguro e em paz comigo mesmo na situação na qual me encontro.

DISCERNINDO O PROBLEMA

Se você necessita buscar segurança para estar seguro ou buscar prazer para estar bem consigo mesmo, suas buscas serão infinitas. Você vai gastar toda sua vida manipulando o mundo para satisfazer você mesmo. No processo, você vai descobrir que duas mãos e duas pernas, cinco sentidos e uma mente não são suficientes para lidar com todos os fatores envolvidos. Sua família/amigos/relacionamentos tem que ser satisfeita e voce nunca pode ser satisfeito! Há muitos eventos e situações, bem como forças da natureza, sobre as quais você parece não ter controle.Com seus poderes limitados e seu conhecimento limitado,sem nunca parar para pensar em um autoconhecimento profundo e libertador, você descobre que você nunca conseguirá dimensionar as exigências para obter as seguranças e os prazeres duradouros que você busca. É por isso que a vida parece um problema. Apenas quando você atinge uma certa idade(por volta dos quarenta anos) é que você começa a entender isto. Procurar segurança e prazer é muito natural e saudável, quando são verdadeiros e com sentido de crescimento pessoal. Para uma pessoa que não analisou suas buscas, segurança e prazer sempre parecem estar fora de si mesmo. “Eu sou inseguro”, por exemplo, é uma conclusão totalmente aceita, uma conclusão que nunca é questionada ou posta em dúvida.
Post relacionado;a-grande-ilusao-do-eu-voce-nao-e-a-pessoa-que-voce-pensa-que-e

Como criança, nossa segurança dependia da constante proteção, amor e cuidado dos nossos pais. Agora que somos crescidos, a segurança dos nossos pais depende de nós, e a nossa segurança está em algum outro lugar. Portanto, como criança éramos inseguros e agora precisamos ser seguros. Há uma troca constante no que tomamos por segurança. Isto é comum a todo mundo. Ninguém, entretanto, merece ter esse problema. Segurança e prazer não são o problema. Que eu careça de algo não é o problema. O problema é que eu careço.As coisas das quais eu careço sempre mudam: eu careço de uma formação, eu careço de dinheiro, eu careço de filhos,de amor,de carinho/afeto,de compreensão,de aceitação,enfim, eu careço . Qualquer coisa de que alguém careça é sempre peculiar à própria pessoa num determinado tempo e espaço, e a carência de algo, difere de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Entretanto, o sentimento de “Eu careço” é comum a todo mundo.

Nenhum comentário: