terça-feira, 19 de julho de 2016

Efeito Sombra


“A coisa mais assustadora é aceitar a si mesmo completamente.”
— Carl Jung

“Vergonha, culpa, orgulho, medo, ódio, inveja, carência e avidez são subprodutos inevitáveis da construção do ego. Eles estimulam a polaridade entre o sentimento de inferioridade e a vontade de poder. Eles são os aspectos da sombra da primeira eman¬cipação do ego.”
— Edward C. Whitmont

“Passamos nossa vida, até os 20 anos, decidindo quais as partes de nós mesmos que poremos na “sacola”, e passamos o resto da vida tentando retirá-las de lá.”
— Robert Bly

Fomos ensinados desde a infância a reprimir aquilo que nossos familiares e sociedade em geral não apreciam, o lado sombrio da nossa personalidade, considerado como negativo por conta de uma visão dualista sobre “certo ou errado”, “bom ou ruim”, “bem ou mal”.

Deixamos de lado uma parte vital de nosso Ser para agradarmos e sermos aceitos em determinados meios, como na escola, na igreja, no trabalho, entre outras inúmeras ocasiões durante a nossa vida. Mas essa parte ainda está lá, aparentemente escondida e não a percebemos porque a projetamos nos outros, como uma forma de nos livrarmos desse “problema”.

Essa negação gera uma incompletude, que causa bastante sofrimento, porque não há como negar, não existe Luz sem Sombra. Não somos somente Luz, somos a Unicidade, seres completos e excluir esse lado é insanidade. É preciso ter maturidade para reconhecer nosso lado mais sombrio, pois somente aceitando a si mesmo completamente que podemos atingir a plenitude. Como disse Jung: “Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem uma medida de escuridão, e a palavra “feliz” perderia seu significado se não fosse equilibrada pela “tristeza”. É muito melhor aceitar as coisas como elas vêm, com a paciência e equanimidade.”

Sem dúvidas, a sombra é um tema delicado, mas muito interessante de aprender, pois uma vez compreendido, pode acontecer uma mudança bastante significativa na vida de qualquer pessoa. Para que você possa se informar ainda mais sobre esse aspecto da personalidade, recomendo o documentário O Efeito Sombra, inspirado pelo livro de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.


Na primeira parte, Deepak Chopra oferece uma visão abrangente da nossa natureza dualista e expõe comportamentos autodestrutivos que são pistas para identificarmos os problemas da sombra, como: omissão, acusação, projeção, julgamento, culpa, vergonha e muito mais. Ainda oferece uma receita única: apenas a inteireza e uma visão de unicidade podem ser a solução para a sombra.

Em seguida, na segunda parte, Debbie Ford formula a sua visão a partir dos seus quase quinze anos de aprendizado e dos principais workshops que realizou. Ela apresenta uma análise aprofundada do papel que a sombra desempenha nas nossas vidas cotidianas e como as experiências dolorosas do passado podem levar-nos a suprimir aspetos da nossa personalidade. No fim, partilha ferramentas para recuperarmos a energia e o brilho do nosso eu autêntico.

Por último, na terceira parte, Marianne Williamson explora uma abordagem provocadora sobre a ligação entre a sombra e a alma, conduzindo os ouvintes a uma viagem através da batalha entre o amor e o medo.

É um documentário altamente recomendado para todos, principalmente para os que buscam o autoconhecimento. Confira abaixo o filme completo e legendado:

 Equipe Despertar Coletivo


endereço do védeo no You Tube

https://youtu.be/YX3MKbqdeJA

Nenhum comentário: