sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Apaixone-se por você

Um samurai, conhecido por todos pela sua nobreza
e honestidade, foi visitar um monge Zen em busca
de conselhos. Entretanto, assim que entrou no templo
onde o mestre meditava, sentiu-se inferior, e concluiu
que, apesar de toda a sua vida ter lutado por justiça
e paz, não tinha sequer chegado perto do estado de
graça do homem que tinha à sua frente.

- Por que razão me estou a sentir tão inferior do senhor?
Já enfrentei a morte muitas vezes, defendi os mais fracos,
sei que não tenho nada do que me envergonhar. Entretanto,
ao vê-lo meditar, senti que a minha vida não tem a menor
importância.

- Espere... Assim que eu tiver atendido todos os que me
procurarem hoje, vou te responder, disse o monge. Durante
o resto do dia o samurai ficou sentado no jardim do templo,
olhando para as pessoas que entravam e saíam à procura
de conselhos. Viu como o monge atendia a todos com a mesma
paciência e com o mesmo sorriso luminoso no seu rosto.

Mas o seu estado de ânimo ficava cada vez pior, pois tinha
nascido para agir, não para esperar. De noite, quando todos
já tinham partido, ele insistiu: - Agora o senhor já pode
me ensinar?

O mestre pediu que entrasse e conduziu-o até o seu quarto.
A lua cheia brilhava no céu e todo o ambiente inspirava uma
profunda tranquilidade...

- Você está vendo como a lua é linda? Ela vai cruzar todo o
firmamento e amanhã o sol tornará de novo a brilhar. Só que
a luz do sol é muito mais forte e consegue mostrar os detalhes
da paisagem que temos à nossa frente: árvores, montanhas,
nuvens. Tenho contemplado os dois durante anos e nunca
escutei a lua a dizer: por que não tenho o mesmo brilho
do sol? Será que sou inferior a ele?

- Claro que não - respondeu o samurai. Lua e sol são coisas
diferentes e cada um tem sua própria beleza. Não podemos
comparar os dois.

- Então, você já sabe resposta. Somos duas pessoas diferentes,
cada qual a lutar à sua maneira por aquilo que acredita,
e a fazer o possível para tornar este mundo melhor. O resto
são apenas aparências... concluiu o mestre.

O Universo necessita de você do jeito que você é. Não tente
ser outra pessoa e jamais se sinta inferior a alguém. Todos
nós fazemos parte de uma grande engrenagem que se move
permanentemente, usando os recursos e as peculiaridades
de cada um. Se Deus quisesse você diferente do que você é,
Ele teria feito outra pessoa em seu lugar. Celebre o seu jeito
de ser e considere-se parte de uma grande obra. Faça o
melhor que puder em qualquer situação e desta forma você
estará colaborando na obra divina. Bom dia pra você!
Obrigada pela sua companhia...

Nenhum comentário: