segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Cérebro masculino e Cérebro Feminino, por Rudolf Steiner

"Se as pessoas tivessem até a menor idéia do que significa pensar pelo espírito, viver pelo espírito, usando o corpo físico apenas como um instrumento – de modo que não se sinta firmemente presa e identificada a ele – elas teriam consciência sobre a miséria e desafio de ter que usar um corpo masculino em uma encarnação.

Observa-se que as formas do cérebro masculino, por estarem mais profundas na matéria, são mais difíceis de manejar do que as formas mais flexíveis do cérebro feminino. É realmente mais difícil treinar um cérebro masculino para a ascensão nos mundos superiores e traduzir as verdades em pensamentos, do que treinar um cérebro feminino com o mesmo propósito.

Por isso, não é de admirar as pessoas que pensam que, quando surge uma nova concepção do mundo, como a da Ciência Espiritual, ela é mais facilmente compreendida pelo manejável cérebro feminino; Pois é mais difícil para o cérebro masculino, sendo menos maleável e obediente, libertar-se de certos pensamentos que absorveu.

Por isso a Ciência Espiritual não encontrará uma aceitação fácil entre os homens que são hoje os líderes da cultura e das idéias cultas prevalentes em nossos dias. Devemos compreender quão incômodo é o cérebro de um homem instruído hoje, não só para a aceitação da Ciência Espiritual, mas também para pensar nesse sentido.

Mas não devemos olhar para essas coisas de forma errada e extrair nossas próprias conclusões – em vez disso devemos considerar como aspecto mais significativo que exista tantos homens cujos cérebros são tão flexíveis que eles se familiarizaram intimamente com a Ciência Espiritual."

Rudolf Steiner – GA 116 – O impulso de Crístico e o desenvolvimento da Consciência do Ego – Palestra 5 – Berlim, 9 de março de 1910

Nenhum comentário: