sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Amor X Ódio - de que lado você está?


easyspacer.gif

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

imagem
easyspacer.gif

O ódio é apenas um reflexo de nosso egoísmo interior que, ao ser confrontado, reage. Ele não escolhe lado, ideologia, classe social, ou capacitação, inteligência, apenas a autoafirmação alguma necessidade primitiva do ser humano, não está relacionado ao outro, e sim ao ego. Existe apenas uma máscara social que se utiliza de alguma postura ou situação para expor essa faceta obscura da personalidade. Posso estar tão mergulhado em mim mesmo, que qualquer questionamento ou confrontamento cria um ponto de ebulição que culmina neste tipo de manifestação.

Todos somos propensos a tropeçar nessas armadilhas do ego, mas o grande perigo é a aceitação dessas forças inferiores como padrão de comportamento natural. O ódio é veículo para atuação do mal, portanto nos tornamos agentes do mal.

Da inconsciência, caminho em direção a consciência do “EU”, através da minha autopercepção. Da minha autopercepção, caminho em direção a percepção do outro, o caminho da empatia, da compaixão e do amor, o caminho do altruísta.

Parar o caminho na autopercepção é parar no egoísmo. Descarregar meu ódio nos outros, como é muito visto na internet, principalmente nas redes sociais, é apenas um reflexo desse egoísmo, onde fica explícita a necessidade da autoafirmação egóica ideológica, independente dela estar justificada ou não com algum fundamento moral ou de correção.

Rudolf Steiner alertou sobre o perigo deste processo e o chamou de “Guerra de todos contra todos”.

De que lado vc está: do amor ou do ódio, do altruísmo ou do egoísmo, do bem ou do mal?

Se vc propaga ódio… vc está propagando o mal.


Leonardo Maia

Biblioteca Virtual de Antroposofia

Nenhum comentário: