domingo, 11 de fevereiro de 2018

O Reflexo da falta de autopercepção interior

imagem
Ao ser incapaz de perceber um caminho interior próprio, me torno incapaz de perceber que o outro o possui, não indo além de rótulos estáticos generalizados, sem uma vida interior, uma busca própria ou um caminho de autodesenvolvimento.
.
Parece que hoje vivemos uma epidemia da superficialidade, onde o mais importante é a aparência, status, a marca, a condição financeira, um círculo social de pessoas importantes e etc: as coisas e pessoas que me trazem algum benefício ou interesse direto… o resto é descartável.

A vida se tornou um corre-corre e o pouco tempo que nos resta não dificulta e restringe a nossa capacidade de nos aprofundarmos verdadeiramente na essência das coisas.

Consequentemente isto dificulta a percepção de nosso caminho de desenvolvimento interior, fazendo muitos de nós acreditar que somos esta capa, essa autoimagem que pregamos exteriormente e o puro reflexo material e intelectual de nossas vidas. Isto acarreta na falta de percepção do outro, temos dificuldade de compreender que existe um universo interior dentro do outro ser humano… um caminho de autodesenvolvimento contínuo.

Basta não enxergar algum benefício que o outro é descartado. Se tivermos alguma divergência ideológica então, pior ainda… me torno um inquisidor que quer jogá-los na fogueira:

Esquerdopatas…
Conservadores Fascistas…
Ateus sem Deus no coração (que vão queimar no inferno)
Crentes ignorantes sem lógica de pensamentos e doutrinadores
Feministas intolerantes
Machistas opressores
Gays destruidores da família tradicional
Comunistas vagabundos que querem viver às custas dos outros sem trabalhar
Capitalistas vampiros exploradores
Militares sem pensamento próprio (gado)
Revolucionários baderneiros e perturbadores da ordem

Tem que apanhar mesmo!!! Podiam morrer todos!!! Coloquem numa nave e mandem pro espaço sem volta!!!

Isto gera uma tendência a criar ambientes de segregação e etiquetagem muito comuns hoje em dia… onde me agrego aos grupos que simpatizo e tanto faz a eliminação ou o sofrimento dos que não me interessam.

Mas isto é apenas um reflexo da falta de percepção própria, do seu próprio caminho de autodesenvolvimento: ao ser incapaz de perceber um caminho interior próprio, me torno incapaz de perceber que o outro o possui, não indo além de rótulos estáticos generalizados, sem uma vida interior, uma busca própria ou um caminho de autodesenvolvimento. Ao fechar a porta de meu coração, não ocorre o encontro das almas e isso acaba anulando minha empatia, compaixão e amor ao próximo.

Onde você se encontra nesse labirinto ideológico?

Leonardo Maia

Biblioteca Virtual de Antroposofia

Nenhum comentário: