sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

RUDOLF STEINER: UM INCÔMODO AOS PODERES HEGEMÔNICOS .


imagem
.
Rudolf Steiner não foi uma pessoa apolítica para a cultura no seu tempo, pelo contrário, foi um grande lutador da sua época. Todos aqueles que falam de amor, liberdade e fraternidade econômica deviam incomodar aos poderes hegemônicos.

Foi uma pessoa julgada pela liberdade humana e fez dos setores de poder esotérico algo exotérico. Revelou segredos que, durante séculos, eram ciosamente guardados por pequenos círculos de poder. Estou a falar de como estes poderes adversos se passam nas suas funções como “oponentes facilitadores” à lei Crística do amor.

Foi um artista social ao ponto de ser marcado pelos seus adversários. Nas suas milhares de conferências ao público falou em muitos setores proletários, onde não escondia aos trabalhadores sua advertência ao povo alemão sobre os objetivos secretos do partido social nacionalista, que depois foram nomeados nazis. Era inevitável que cada ato, sentimento e pensamento fosse fundamentado em uma atitude cristica não convencional ao dogma da igreja. Isto levou-o a sair de círculos teosóficos onde também existiam questões de poder.

Foi o primeiro a criar uma escola para todos sem distinção de raças, credo ou setor econômico de classes. No entanto o poder hegemônico nazi fechou-as. O braço armado deste partido chamado Thule foi o que tinha a Steiner como principal a desaparecer da lista já que havia criado um projeto baseado em uma nova ordem social como aporte político ao estado alemão. Projeto que foi apoiado com assinaturas de grandes personagens do seu tempo no domínio das ciências, artes, política, etc.

Perante tanto barulho, Steiner teve vários ataques que vieram de domínios políticos econômicos e religiosos. Foi realmente uma pessoa radical e politicamente comprometida com o espírito do seu tempo. Ele não caiu, não se escondeu, não foi morno, agiu como todos aqueles que se jogam por uma causa humanitária de liberdade e amor. Para que a nova ordem social que Steiner propôs no domínio cultural, político e econômico floresça, será talvez tempo de praticá-la? Não com bandeiras partidárias, mas sim contra a propaganda ativa para que em silêncio aportemos uma revolução que nasça do nosso trabalho interior e se projete na economia social fraternal, na igualdade jurídica e numa luta sem armas para a liberdade cultural.
.
Carlos Adrian Villegas

Fonte: Palabra de Rudolf Steiner no Facebook

Tradução: Leonardo Maia

Nenhum comentário: